Política

“Esperamos o aval da ANTT para fechar esse acordo”, afirma Caiado sobre subsídio do transporte público na região do Entorno do DF

Publicado

em

Em entrevista à TV Record Brasília, governador falou dos esforços para que Goiás, Distrito Federal e ANTT subsidiem o transporte coletivo na região, em uma iniciativa semelhante ao que ocorre na região metropolitana de Goiânia

Governador Ronaldo Caiado concede entrevista ao Balanço Geral DF e projeta um acordo para estabelecer valor fixo da tarifa do transporte público para o Entorno do DF

Governador Ronaldo Caiado concede entrevista ao Balanço Geral DF e projeta um acordo para estabelecer valor fixo da tarifa do transporte público para o Entorno do DF

O governador Ronaldo Caiado afirmou que espera que um acordo entre os governos de Goiás, Distrito Federal (DF) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esteja próximo de uma resolução para garantir que uma política de subsídio do transporte coletivo seja implantada na região do Entorno do DF. A declaração foi feita, nesta segunda-feira (11/12), durante entrevista concedida ao Balanço Geral DF, da TV Record Brasília.

A estratégia pode aliviar o bolso dos usuários do transporte coletivo do Entorno do DF, que em alguns percursos pagam acima de R$ 10 para se locomover até a capital federal. Pelo convênio, Goiás, DF e ANTT dividiriam o valor do subsídio em três partes iguais. “Por várias vezes nos reunimos com o governo federal, mas até agora a ANTT não deu o aval. Com essa estratégia poderíamos nivelar a passagem de toda região do Entorno de Brasília em um preço fixo e a partir daí o cidadão teria tranquilidade em saber o quanto vai pagar”, afirmou Caiado ao jornalista Fred Linhares.

READ  Eleição para conselhos tutelares será aprimorada, afirma ministro

O governador citou o exemplo do que ocorre na Região Metropolitana de Goiânia, onde desde 2019 não há aumento na passagem de ônibus por conta de um acordo entre o Governo de Goiás e prefeituras, que subsidiam o transporte público. Isso permite manter o valor da tarifa de ônibus em R$ 4,30. “No caso do Entorno, esse assunto nunca foi adiante por um motivo só: como envolve dois estados, a ANTT tem a responsabilidade de pautar a política de transporte, ela comanda. Se não fosse isso, já estava resolvido”, sublinhou.

Segurança pública e saúde
Os bons número da segurança pública goiana – com queda nos índices criminais em 15 de 16 modalidades, entre elas homicídios, latrocínio e roubos -, também foram tema da entrevista. Caiado disse que sua gestão intensificou as ações dos batalhões especializados, investiu no trabalho inteligência e integração das forças policiais e aumentar o efetivo com concurso público. “Você vê que no momento em que a polícia chega, preparada e competente, não há espaço para o bandido crescer”, frisou o governador.

READ  "Continuidade de obras não será prejudicada por suspensão de contrato", afirma prefeito Rogério Cruz

Caiado também garantiu o funcionamento do Hospital de Águas Lindas a partir de 2024 ao falar dos investimentos na área da saúde nas cidades goianas na região do Entorno do DF. “Vamos entregar uma unidade com 40 leitos de UTI, com toda parte de especialização. A população vai receber um espaço moderno de média e alta complexidade”, projetou.

Por fim, o governador realçou o trabalho na área social, pontuando que nunca se deu tanta atenção na independência dos mais vulneráveis e na emancipação dessas pessoas, com os diversos programas como Mães de Goiás, Dignidade, Bolsa Estudo e Aprendiz do Futuro. “Tenho trabalhado muito em prol do Entorno. É uma região que não se sentia identificada com Goiás. Não sentia a presença do governo de Goiás. Essa realidade mudou, com a nossa dedicação”, concluiu.

Fotos: Júnior Guimarães / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Propaganda

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA