Geral
Escolas de Goiânia e Aparecida terão botão de pânico
Os prefeitos de ambas as cidades anunciaram uma série de medidas para ampliar segurança nas escolas
O prefeito Rogério Cruz anunciou uma série de medidas para garantir a segurança na rede municipal de ensino. Ele determinou o uso de detectores de metais nas portarias das unidades e autorizou a inspeção de mochilas em busca de objetos que possam colocar em risco a comunidade educacional. A Operação Escolas Sem Violência, coordenada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), conta com estrutura de 800 agentes, 105 viaturas, unidade de cães farejadores e equipes de inteligência que acompanham a entrada e saída dos alunos.
“Nós estamos aqui para anunciar a todos os pais, aos professores e às famílias goianienses que já estamos em ação para garantir a segurança das nossas crianças nas escolas municipais e Cmeis. Adotamos medidas necessárias para que todos tenham um ambiente saudável e harmônico para aprender e se desenvolver como cidadãos”, afirma Rogério Cruz.
Durante a entrevista, o prefeito afirmou que determinou que fossem utilizados detectores de metais na entrada das unidades escolares, bem como autorizou a inspeção de mochilas em busca de objetos que possam colocar em risco o ambiente escolar. Os equipamentos devem estar disponíveis a partir da próxima semana.
A Operação Escolas Sem Violência iniciou, em formato piloto, no último dia 05 de abril. A Guarda Civil Metropolitana destinou um contingente de 800 agentes e 105 viaturas para acompanhar a entrada e saída dos alunos das unidades de ensino. O Grupo de Operações com Cães (GOK-K9) também está em ação para identificar indivíduos em posse de armas de fogo e drogas. Grupos de inteligência da corporação atuam nas imediações das escolas e acompanhando as redes sociais para identificar possíveis ameaças.
O secretário municipal de Educação (SME), Wellington Bessa, explicou que a prefeitura já desenvolvia ações voltadas para o combate à violência nas escolas. No entanto, com o atual cenário de violência no país, novas medidas estão sendo implantadas, inclusive sistemas de alerta de invasão e a instalação de um “botão do pânico” nas unidades.
A rede municipal de ensino conta com 376 unidades, entre escolas e Cmeis, com um total de 110 mil alunos. São 36 mil matriculados na Educação Infantil (crianças até 6 anos de idade), 50 mil no Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), 20 mil no Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e 4 mil no Ensino de Jovens e Adultos.
Aparecida de Goiânia
Em Aparecida de Goiânia 94 Centros Municipais de Educação Infantil e escolas municipais de Aparecida de Goiânia contarão com a presença física de um agente de segurança da Guarda Civil Municipal a partir desta quinta-feira, 13. Além do suporte da ronda escolar. O anúncio foi realizado pelo prefeito Vilmar Mariano (Patriota) durante reunião com todas as forças de segurança da cidade. O encontro contou com a participação da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Câmara Municipal.
Vilmar Mariano também anunciou a implantação do Comitê de Cultura de Paz semelhante ao Comitê de Enfrentamento à pandemia da Covid, que reuniu entidades governamentais e da sociedade civil. “Vamos trabalhar a prevenção, o monitoramento e o cuidado para evitar que ocorra algo que ameace a segurança das crianças e dos profissionais de educação”, argumenta Vilmar.
A Prefeitura vai instalar mais de 300 botões de segurança em toda a Rede Municipal de Educação. Ao ser acionado, o dispositivo informa imediatamente as forças de segurança, polícia e bombeiros, sobre a necessidade de apoio ao local para intervenção imediata. 45 Unidades já contam com o dispositivo, e a expectativa é de finalizar a entrega e treinamento dos gestores até esta quinta.
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar