Política

Escola Nova Vida, de Luziânia, participa da 8ª edição do projeto “Escola no Legislativo” nessa terça-feira, 30

Publicado

em

O Palácio Maguito Vilela, sede da Alego, recebeu, na tarde dessa terça-feira, 30, a visita de 22 alunos do 4º ano da Escola Nova Vida, de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. O encontro é a 8ª edição de 2022 do projeto “Escola no Legislativo”, que traz estudantes de toda a rede de ensino de Goiás, do ensino fundamental ao superior, para conhecer o Legislativo goiano de perto.

A coordenadora da Escola, Cleusa Meireles, conta que a unidade busca levar seus alunos para visitar locais importantes de todo o estado de Goiás. “Há 25 anos trouxemos uma turma à [antiga sede da] Alego pela primeira vez e a experiência foi tão positiva para as crianças que repetimos sempre que possível”, conta a professora.

De acordo com “tia Cleusa”, após a viagem a Goiânia, os ensinamentos e experiências voltam a ser trabalhados em sala de aula, com o objetivo de aprofundar o aprendizado. “Já ouvi muitas crianças sonhando e falando, após conhecer a Alego, que um dia querem ser deputados”, narra, animada.

A visita começou com a palestra “Origem, Evolução Histórica e Importância do Poder Legislativo”, ministrada pelo coordenador da seção de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo, Maurício Paranaguá. O servidor é responsável por receber os participantes de todas as edições do projeto “Escola no Legislativo” e explica que adapta a palestra conforme a idade do público.

“Hoje, como são crianças, ainda no 4º ano, busquei uma linguagem mais simples e conteúdo sem detalhes muito complexos para que eles possam entender bem. Mas não tivemos dificuldades, a experiência foi bastante positiva porque é uma turma participativa e inteligente”, avalia Paranaguá.

A palestra partiu da importância da participação popular, passando pelos regimes de governo monárquicos até chegar às origens da repartição dos Poderes proposta por Montesquieu. Assim, os alunos da Escola Nova Vida conheceram os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e o que cada um faz.

Em seguida, fizeram uma visita guiada à sede. A servidora da Casa, Ethiene Gonçalves, levou as crianças ao busto do ex-governador Maguito Vilela, na entrada do prédio, à galeria de ex-presidentes da Alego, ao gabinete do deputado Wilde Cambão (PSD), que é representante de Luziânia e responsável por viabilizar a participação da escola no projeto e, por fim, acompanharam, das galerias do plenário Iris Rezende, a sessão ordinária do dia.

Sobre a iniciativa 

O projeto Escola no Legislativo atende unidades integrantes de toda a rede de ensino de Goiás, tanto públicas quanto privadas. Em média, de 30 a 40 instituições educacionais, do ensino fundamental ao superior, circulam pelas dependências da Assembleia Legislativa de Goiás, anualmente.

As visitas à sede da Alego podem ser agendadas diretamente pelas escolas ou por indicação de parlamentares da Casa. A iniciativa, que é executada pela Escola do Legislativo, busca estimular o desenvolvimento de uma consciência de cidadania e aproximar a sociedade, por meio da comunidade estudantil, do Legislativo e o trabalho parlamentar, que representa os anseios do povo.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile