Geral
Em reunião, Governo do Tocantins e agropecuaristas discutem demandas do setor
Em reunião, Governo do Tocantins e agropecuaristas discutem demandas do setor
09/02/2021 – Leide Theophilo/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), antes da Abertura Oficial da Colheita da Safra 2020/2021, que ocorreu nessa segunda-feira, 8, na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, no município de Porto Nacional, realizou uma reunião com os agropecuaristas. O encontro contou com a participação do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), César Halum, de secretários estaduais, presidentes de autarquia e os principais representantes dos agropecuaristas do Estado, com o objetivo de aproximar Governo e produtores.
Os questionamentos dos produtores foram feitos diretamente para cada gestor. Na oportunidade, foi reforçado o compromisso do Governo em solucionar possíveis problemas do agronegócio tocantinense. “O governador Mauro Carlesse tem orientado, gestores e servidores das pastas, para que trabalhem de forma integrada, interagindo para que as ações sejam mais efetivas e possamos não só ouvir demandas, mas também esclarecer dúvidas e fazer encaminhamentos mais precisos”, declarou o secretário da Seagro, Jaime Café.
Uma das demandas mais solicitadas foi com relação à malha viária do Estado. A secretária de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação e presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Juliana Passarin, fez uma apresentação destacando os investimentos aplicados em todas as regiões com o objetivo de melhorar a logística na hora do escoamento da produção. “Além da manutenção das estradas, estamos reconstruindo rodovias, investindo em infraestrutura e retomando obras importantes para o desenvolvimento logístico do Tocantins”, pontuou.
Todos os secretários e os presidentes de autarquia presentes foram ouvidos e, segundo o produtor Élio Rossato, a reunião foi de alto nível e fará diferença nas futuras tomadas de decisões. “O agro necessita que vários setores tenham um diálogo franco sobre infraestrutura, logística, transporte e o Governo nos possibilitou uma reunião proveitosa e esclarecedora”, destacou.
Questões ambientais, fiscais, produção, logística, sustentabilidade, emprego e renda fizeram parte da pauta de discussão e, segundo o condutor da reunião, Jaime Café, os agropecuaristas podem contar com o Governo. “Queremos ser um grande celeiro. Vamos fazer com que todas as regiões aqui representadas passem a desenvolver mais, produzir mais e gerar mais emprego e renda. Vamos nos comprometer a criarmos uma agenda positiva para que possamos ter resultados para as futuras gerações. O governo está de portas abertas para construirmos um ambiente de prosperidade com novas indústrias no Tocantins”, finalizou.
Participantes
Participaram da reunião o secretário de Política Agrícola do Mapa, César Halum; o superintendente do Mapa no Tocantins, Rodrigo Guerra; o deputado Estadual Waldemar Júnior; o o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Sandro Henrique; a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Hyashida; a secretária da Seinf e presidente da Ageto, Juliana Passarin; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Paulo Lima; os proprietários da Fazenda, Ademir Rossato, Valdir Rossato e Élio Rossato; o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho no Tocantins (Aprosoja), Dari Fronza; a vice-presidente da Aprosoja, Caroline Barcelo; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, Ricardo Kouri; a gerente Regional da Frísia, Erica Lima; o superintendente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Fausto Garcia; e o presidente da Associação de Produtores da Garganta, Martin Dowich.
Edição: Lenna Borges
Revisão Textual: Marynne Juliate
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar