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Educação marca presença na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia

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Com o objetivo de apresentar diferentes metodologias e recursos educacionais digitais para enriquecer o ambiente pedagógico, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está presente na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit). O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Arnoud Rodrigues, em Palmas, e encerra na sexta-feira, 10. Quem visitar o espaço pode conhecer ambientes lúdicos, tecnológicos e aprender sobre Pensamento Computacional, Científico e a Cultura Maker, nos estandes da Seduc.

São três espaços de experimentações tecnológicas, como a Estação de Robótica para apresentação de protótipos de carrinhos automatizados, robôs e drones fabricados com baixo custo. A Estação de Gamificação, que conta com jogos digitais desenvolvidos em arduino que promovem raciocínio lógico, interação e socialização entre os participantes. A Estação de realidade virtual e aumentada, que disponibiliza óculos 3D e aplicativos que possibilitam a visualização de filmes 360º e passeios virtuais em espaços científicos interativos.

Para o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, a proposta dos espaços da Seduc é apresentar aos estudantes novos modelos de ensino e aprendizagem. “O aluno tem a oportunidade de ser um difusor de informações e conhecimento. A missão da educação é empoderar o estudante para que ele entenda a sua importância na sociedade. Estamos muito felizes de estar presentes aqui, apresentando algumas iniciativas que estamos desenvolvendo para alcançarmos resultados cada vez mais positivos na aprendizagem dos nossos alunos”, declarou.
 
O diretor de Tecnologias Educacionais da Seduc, Érick Henrique Góes, explica que tudo isso foi feito pensando em inovações. “Na cultura maker, os estudantes fazem os brinquedos, e a ideia é que eles juntamente com os professores imaginem como seria a sala de aula enriquecida com a tecnologia. O educador é o condutor dessa viagem divertida por esses mundos cheios de games, robóticas e aplicativos, enquanto os alunos curtem um ambiente interativo e mais interessante”, relatou.

Os estudantes de nove escolas da rede estadual de educação também tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e pesquisas. São elas: CEM Tiradentes; Escola Estadual Liberdade; Escola Estadual Vale do Sol; Colégio Estadual Rachel de Queiroz; Colégio Estadual Dom Alano; Escola Estadual Setor Sul; Escola Estadual Frederico Pedreira; Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maia; Escola Família Agrícola de Porto Nacional.

O aluno do Colégio Militar do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, Felipe Hideki Suto, criou um projeto que utiliza material reciclável em impressora 3D para ajudar estudantes com deficiências auditivas e visuais na instituição. “Essa é a união de inclusão e sustentabilidade. Utilizamos garrafas pet para produzir placas com informações em Braille”, afirmou.

Felipe Ferreira de Sousa Barbosa é aluno da Escola Estadual Setor Sul e está na 3 série do ensino médio. Com a exposição Ficção Científica: Ciência x Ficcão ele explica que “a proposta foi buscar no imaginário o processo de construção do pensamento científico, em uma relação entre o imaginário e o real, que se firma enquanto uma interpretação racional. Assim, a visão do real é constituída com base nos dois elementos”.

Quem visitar o espaço pode conhecer ambientes lúdicos, tecnológicos – Hênio José/Governo do Tocantins
Para Fábio Vaz, o aluno tem a oportunidade de ser um difusor de conhecimentos – Hênio José/Governo do Tocantins
Érick Góes explica que tudo isso foi feito pensando em inovações – Hênio José/Governo do Tocantins
Estudantes da Escola Setor Sul com a exposição Ficção Científica: Ciência x Ficcão – Hênio José/Governo do Tocantins
Felipe criou um projeto que utiliza material reciclável – Hênio José/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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