Política
Edição do programa Alego Saúde desta 2ª-feira, em entrevista à oncologista Rossana Catão, aborda a prevenção ao câncer de mama
A Tv Alego exibe, nesta segunda-feira, 3, mais uma edição do programa Alego Saúde. Com temática voltada à prevenção do câncer de mama, a entrevistada da data é a oncologista Rossana Catão. A profissional atua no Hospital Araújo Jorge e esclarece, no mês em que é realizada a campanha Outubro Rosa, a respeito dos sintomas e tratamentos da doença.
Em bate-papo com a jornalista Andréia Santana, a especialista explica a respeito das diversas formas de manifestação do câncer de mama e detalha quais os sinais que devem ser investigados, entre eles pele avermelhada, descarga mamilar e alteração no contorno do volume da mama.
Ela destaca, também, os principais fatores de risco para a patologia e a importância da prevenção, por meio da mamografia, além do diagnóstico precoce para dar início ao tratamento. “Alguns tumores têm uma velocidade de crescimento maior. Nesses casos, de tumores mais agressivos, o tempo para diagnóstico é de muita importância para a realização do tratamento”, pontua a médica.
A recomendação da especialista é que a realização do exame de prevenção ao câncer de mama seja feito anualmente, em mulheres a partir dos 40 anos de idade. Já a campanha para a conscientização a respeito da doença, deve acontecer, de acordo com a oncologista, de forma contínua.
“A gente tem que falar sobre esse tema o tempo todo. O Outubro Rosa é um momento importante, em que todos os holofotes estão voltados para isso, mas é um assunto que deve ser tratado sempre, assim como outros tumores, em diferentes partes do corpo humano. O conhecimento precisa ser lembrado e relembrado. Temos muito o que informar em relação à prevenção e tratamentos e podemos fazer a diferença dessa maneira”, frisa Rossana.
A entrevista, em sua íntegra, vai ao ar nesta segunda-feira, 03, após o Alego News, a partir das 21 horas, na TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar