Saúde
Dr. Zacharias Calil alerta para os perigos do crescimento da obesidade no Brasil
O cirurgião-pediátrico e deputado federal Dr. Zacharias Calil (União – GO) alertou para o aumento alarmante da obesidade no Brasil, destacando que a condição está se tornando cada vez mais associada a doenças graves, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e certos tipos de câncer. A declaração foi feita durante sua participação no programa Participação Popular da TV Câmara, na segunda-feira (16).
Como presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, Dr. Calil enfatizou a necessidade urgente de implementar medidas de prevenção da obesidade nas escolas. Ele observou que a infância é marcada por um alto consumo de alimentos ultraprocessados, que contêm corantes e aromatizantes, além do uso excessivo de telas, como celulares, televisores e computadores.
A questão dos alimentos ultraprocessados foi destacada pela coordenadora da comissão de advocacy da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), Maria Edna de Melo. Ela questionou o deputado sobre a sua posição em relação à taxação desses alimentos em comparação aos alimentos in natura. Em resposta, Dr. Calil sugeriu a aplicação de sobretaxas sobre os alimentos prejudiciais e ressaltou a importância dos alimentos in natura, especialmente nas escolas, para a prevenção da obesidade.
Integrante da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, Dr. Calil também é o autor do Projeto de Lei 343/2023, que propõe a criação de Centros de Referência Especializados no Atendimento Integral às Pessoas com Obesidade em todo o Brasil. O médico é amplamente reconhecido por sua experiência em cirurgias complexas, incluindo a separação de gêmeos siameses.
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar