Nacional
Doria critica gestão Bolsonaro: “Brinca enquanto brasileiros morrem”
O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), foi de encontro a decisão do governo federal de vetar o repasse de R$200 milhões para o financiamento de outra vacina brasileira contra o covid-19, a Versamune, e atacou o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
Segundo Doria, para combater a pandemia é necessário ter a “velocidade da Formula 1, e enquanto isso o governo federal faz em Formula Lenta. Está sempre depois, sempre atrasado , sempre fora de hora”.
O governador de São Paulo classificou a coletiva realizada pelo Ministério da Saúde no dia 26 de março – 7 horas após o anúncio da ButanVac – para o introdução da Versamune, vacina produzida no Brasil com participação do governo federal, como ‘desorganizada’. “Nem sabiam direito o que estavam falando. E ele [Bolsonaro] cancelou os R$200 milhões que havia anunciado para o desenvolvimento da vacina. É mau exemplo atrás de mau exemplo”.
Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, pediu a palavra e disse que os estados precisam de recursos e não de anúncios. Segundo Ellen, com os cortes de recursos federais anunciados na última sexta-feira (23) no Orçamento Nacional de Ciência e Tecnologia, o repasse atual não representa um terço do disponível em 2019.
Você viu?
“Estou acompanhando de perto o dilema dos secretários de outros estados e é desesperador . Nós nunca precisamos tanto de investimentos em tecnologia quanto precisamos agora”, explicou a secretária.
Ao comentar sobre os planos do governo federal e do Ministério da Saúde para a realização de um teste clínico ao imunizar a cidade de Botucatu , o governador voltou a atacar a gestão Bolsonaro.
“Deixa o presidente Jair Bolsonaro saber que o Carlos Fortaleza [envolvido no estudo do Ministério da Saúde], um grande médico, especialista, integra o Centro de Contingência do Covid-19. Vai mandar cancelar a pesquisa no dia seguinte. Escrevam ai. Escrevam. Ele não sabe. Aliás, ele não sabe de nada. É o presidente da República do WhatsApp, das redes sociais dos filhos. No resto do tempo, brinca de videogame enquanto os brasileiros morrem”, finalizou João Doria.
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar