Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

DGAP inscreve mais de 2,5 mil custodiados nas provas do Encceja 2022

Publicado

em

Mais de 60 unidades prisionais de todo o Estado promovem, nesta terça (18) e quarta-feira (19), as avaliações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) entre os detentos. A edição de 2022 conta com 2.598 custodiados inscritos, o maior número em comparação com os anos anteriores em Goiás – crescimento de 72% em relação a 2020, último ano do exame.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é feito de forma voluntária, conforme o interesse do detento. Os estabelecimentos penitenciários que contam com escolas e salas de aula aplicam as avaliações nesses locais; nas unidades onde não há essa estrutura, um espaço é organizado pela direção do presídio.

Antes da realização da prova, nove unidades prisionais realizaram a Maratona Encceja, uma espécie de preparação com aulas gravadas e atividades que atendeu 531 presos.

“O Encceja é uma importante ferramenta de educação no sistema prisional, pois contribui para a elevação do grau de escolaridade dos apenados e contribui para que eles tenham melhores condições de reinserção na sociedade”, afirma o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires.

Gerente de Educação, Módulo de Respeito e Patronato da DGAP, Michelle Cabral lembra que o Encceja é destinado a pessoas que não concluíram os níveis Fundamental e Médio na idade esperada. “A avaliação torna possível que esses indivíduos recebam a certificação desses níveis e, assim, deem continuidade aos estudos para os níveis seguintes”, explica.

Enem

Além do Encceja, os custodiados em Goiás também terão a oportunidade de realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. As inscrições para o Enem já estão em andamento pelas unidades prisionais e se encerram na próxima sexta-feira (21).

“A aplicação das provas, bem como as atividades de leitura e produção textual desenvolvidas nas unidades prisionais do Estado fazem parte da política de reintegração social com base no estudo”, finaliza Michelle Cabral.

Inscrições no Encceja

Ano   Inscritos     Crescimento

2017 541   –

2018 638   17%

2019 923   44%

2020 1.506         63%

2021 não teve    –

2022 2.598         72%

Comunicação Setorial da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) de Goiás

Fonte: Governo GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA