Nacional
DF: Hospital armazena corpos fora da câmara fria; secretaria nega irregularidade
Em consequência da superlotação em decorrência da Covid-19, o Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no Distrito Federal, está armazenando corpos de pessoas que faleceram fora da câmara fria . As cenas foram gravadas por uma pessoa que não quis se identificar. As informações são do G1.
Segundo a Secretaria de Saúde (SED-DF), apesar de os corpos estarem fora da refrigeração e ainda sem teste para diagnóstico do novo coronavírus , “não procede” a informação de que eles estejam em “locais inadequados”.
Segundo a secretaria, o HCR abriga o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que recebe pessoas que morreram em casa, e os corpos que foram filmados estavam em espera para a realização do teste de Covid-19 . Ainda de acordo com a SED-DF, os corpos dos pacientes que morrem na unidade “ficam em uma ala separada”.
O protocolo adotado para corpos de pessoas que faleceram por Covid-19 determina que “o cadáver deverá ser transferido do leito, sala ou espaço de isolamento, para o necrotério no menor tempo possível”. O documento diz, também, que devem ser colocadas em “bolsa sanitária biodegradável e impermeável”, e “uma vez fechada a bolsa não poderá mais ser aberta”.
Na última semana, a TV Globo teve acesso a relatos de agentes funerários de que corpos infectados por Covid-19 estavam sendo misturados aos não infectados.
Em resposta ao questionamento do G1, a Secretaria de Saúde informou que “os profissionais seguem o protocolo de manuseio de cadáveres em caso de contaminação por Covid-19” e que vai apurar as denúncias.
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar