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DER-DF contrata empresa para trocar pavimento da DF-095
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicou nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o aviso de licitação da concorrência nº005/2021, que escolherá a empresa que fará a obra de execução de pavimento de concreto na Estrada Parque Ceilândia (DF-095).
“É mais moderno e com durabilidade maior. Segundo os especialistas, tem 20 anos de resistência. O material também dará mais segurança aos motoristas e pedestres” Fauzi Nacfur, diretor-geral do DER-DF
A obra que será executada compreenderá a troca do pavimento asfáltico existente hoje na rodovia por pavimento de concreto, a elaboração de projeto e a execução do sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical, obras complementares, paisagismo e canteiro de obras. Todo o serviço será realizado em seis faixas de rolamento da via, em uma extensão de aproximadamente 24 km (ida e volta). O valor do contrato gira em torno de R$ 42 milhões, provenientes de recursos da Terracap.
Fases da licitação
A entrega dos envelopes com os documentos das empresas concorrentes, que é a primeira fase da licitação, está marcada para o dia 20 de maio e será realizada na Sala de Comissão Julgadora Permanente (CJP), no edifício-sede do DER-DF.
A segunda fase, que é a abertura das propostas de preço, será analisada pela comissão. Posteriormente, serão divulgadas as empresas habilitadas a participar da concorrência. Na sequência, haverá a escolha da vencedora do certame.
A última fase é a assinatura do contrato e, na sequência, será feita a assinatura da ordem de serviço, para início imediato dos trabalhos. Todo esse trâmite leva aproximadamente 60 dias. Após o início da obra, a empresa terá 300 dias para executar o serviço.
Condições da via
Conhecida popularmente como via Estrutural, a DF-095 é um dos principais elos entre cidades como Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Samambaia, Cidade Estrutural e até Águas Lindas de Goiás. Por lá, trafegam cerca de 120 mil veículos por dia.
Há anos, porém, o pavimento vem se deteriorando, com rachaduras, buracos e afundamentos, muitos deles causados pelos pesos dos caminhões. Com a troca do pavimento asfáltico por concreto, essa realidade vai mudar.
“É mais moderno e com durabilidade maior. Segundo os especialistas, tem 20 anos de resistência. O material também dará mais segurança aos motoristas e pedestres”, esclareceu o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.
A analista financeira Juliana Ramos, 33 anos, moradora de Ceilândia, gostou de saber que a obra vai mudar a via por onde ela passa todos os dias. “Ah, que notícia boa! Vai melhorar muito pra gente que passa aqui diariamente para ir ao trabalho. Eu mesmo só ando pela faixa da direita, porque é a que está menos ruim, mas quando estiver tudo arrumadinho vou poder andar em qualquer uma das três”, comemorou.
Modernidade
Somente dois locais no Distrito Federal contam com via de pavimento rígido até o momento. Um deles é a faixa exclusiva para ônibus da Estrada Parque Taguatinga (DF-085), com 24 km de extensão total, e o outro é a faixa exclusiva para o BRT-Sul, com extensão de 35 km, entre Santa Maria/Gama até a Rodoviária do Plano Piloto.
Mais 38,7 km de via com pavimento rígido estão em construção pela Secretaria de Obras, no projeto do Corredor Eixo Oeste, que vai ligar o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, passando por Taguatinga.
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