Política
Deputados devem analisar ao menos dois projetos de autoria do parlamentar Cairo Salim nas próximas sessões ordinárias
A Assembleia Legislativa de Goiás deve apreciar, nas próximas semanas, ao menos dois projetos de autoria do deputado Cairo Salim (PSD). Uma matéria está em primeira fase de discussão e votação em Plenário. Outra, porém, passará pelo crivo dos deputados em segunda instância.
Uma das propostas que já recebeu aval positivo em primeira fase é a de n° 5570/19. O texto sugere medidas de combate à depressão nas escolas goianas. Se aprovada, a matéria visa incluir nos projetos pedagógicos das escolas públicas do estado de Goiás, medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio entre crianças, jovens e adolescentes.
Estima-se que a depressão atinja cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil. Da mesma forma, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a depressão como a segunda maior causa de morte entre jovens da faixa etária entre 15 e 29 anos. Além disso, dados divulgados em setembro do ano passado pelo Ministério da Saúde, entre 2007 e 2016, registraram 106.374 mortes por suicídio, sendo que, em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com 11.433 mortes por essa causa. Ao todo, esses dados correspondem, em média, a taxa de um suicídio a cada 46 minutos.
Ao considerar os dados expostos, a propositura tem como objetivo desenvolver ações como a realização de palestras e debates e a distribuição de cartilhas de orientação a pais, alunos, professores e servidores. “Cada vez mais jovens e adolescentes vêm sendo diagnosticados com essa doença silenciosa que pode levar ao suicídio. É necessário que as escolas públicas tenham medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, mutilação e suicídio”, justifica o deputado autor da proposta.
1ª votação
Em fase de primeira discussão e votação está o projeto de lei n° 4874/19. A matéria institui o Dia Estadual de Cora Coralina. De acordo com o texto, a data deverá ser comemorada anualmente em 20 de agosto. Nesse dia serão promovidas atividades culturais que lembrem o trabalho e a vida da poetisa, além de saraus, oficinas, concursos literários e de redação, exibições audiovisuais e exposições.
“A criação dessa celebração tem a finalidade de homenagear a escritora em razão de sua significativa contribuição à cultura goiana. Como personalidade significativamente à frente de seu tempo, sua trajetória de vida influenciou o pensamento criativo e comportamento à época, tornando-se referência nacional e internacional”, explicou Salim.
Ele também considerou “justa e legítima” a aprovação da matéria justamente no ano em que se completa 130 anos do nascimento da escritora. “Isso faz com que essa data seja celebrada anualmente, a fim de reconhecer e difundir o legado de sua literatura para a identidade da cultura goiana”, finalizou.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
-
Saúde7 dias atrás
Novas diretrizes irão nortear o futuro do tratamento cirúrgico e medicamentoso do diabetes e obesidade
-
Geral7 dias atrás
Especiarias: aliadas da saúde ou mitos?
-
Nacional7 dias atrás
Brasil é segundo país a entregar meta de emissões na COP29
-
Geral6 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5897
-
Saúde6 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Geral6 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar