Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Deputados aprovam incentivo a barragens no Rio Meia Ponte

Publicado

em

Os trabalhos legislativos da semana foram encerrados nesta quinta-feira, 26, com a aprovação, por unanimidade, em primeira fase, de dois projetos parlamentares e a posse do deputado Zé da Imperial (MDB). O emedebista substitui Iso Moreira (União Brasil), que está de licença médica, ainda em tratamento por complicações da covid-19.

Dos projetos aprovados, destaque para o que institui o programa de incentivo à construção de barragens produtoras de água para consumo humano na Bacia do Rio Meia Ponte. Com 21 votos favoráveis, a matéria, de nº 5789/19 e de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), segue, agora, para a segunda etapa de deliberação, antes de ser encaminhada para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

A propositura determina que as obras físicas para a construção das barragens sejam realizadas exclusivamente pela iniciativa privada sob o controle técnico do Poder Público. Além disso, o projeto também prevê a remuneração do produtor de água por quantidade e qualidade da água reservada. Na justificativa, o deputado chama atenção para a necessidade de medidas que visem evitar a escassez de água em Goiânia e adjacências.

A matéria foi apensada a projeto do deputado Wagner Neto (PRTB) de nº 7366/21, que tem objetivos similares. Ao justificar a propositura, o parlamentar ressaltou preocupação com as alterações climáticas observadas ao longo dos últimos anos, em especial o prolongamento do período de estiagem, e considerou insuficiente o abastecimento hoje prestado pela estação Mauro Borges, no Ribeirão João Leite. “Com esse programa acreditamos que, se não resolver, ao menos diminuirá o impacto que a estiagem sempre provoca no abastecimento de água na região Metropolitana de Goiânia, principalmente na Capital.”

A outra matéria aprovada foi o projeto de lei nº 5076/21, do deputado Rafael Gouveia (Republicanos). A propositura, que visa dar denominação pública ao trecho da rodovia GO-154, que liga os municípios de Itaguaru e Itaguari, obteve 22 votos favoráveis. Caso seja validada em mais um fase e sancionada pelo governador, o trecho da rodovia será batizado Bispo Abigail Carlos de Almeida. 

A 33ª sessão ordinária híbrida foi aberta pelo primeiro vice-presidente da Casa, o deputado Henrique Arantes (MDB) e encerrada pelo deputado Chico KGL (UB), que assumiu, posteriormente, o exercício da presidência. 

Solenidade de posse

A solenidade foi conduzida pelo deputado Henrique Arantes. Após ler e assinar o juramento legal, o deputado Zé da Imperial, recém-empossado, proferiu, emocionado, seu primeiro discurso. “Quero representar a região do Entorno, especialmente a cidade de Águas Lindas, aqui na Assembleia. Trazer as demandas da nossa região ao conhecimento da Alego. Quero trabalhar para fazer uma melhor gestão para o estado de Goiás”, disse, da tribuna, ao abrir os microfones do Pequeno Expediente.

O parlamentar também aproveitou a ocasião para agradecer a presença do presidente do MDB em Goiás e pré-candidato a vice-governador, Daniel Vilela, da esposa, Rania Neves Bueno, dos filhos João Pedro Barbosa Neves, Ana Clara Neves e Ana Beatriz e do irmão, Fernando Barbosa da Silva.

No Legislativo goiano, o parlamentar garante que o projeto é dar voz à cidade de Águas Lindas, sua base de atuação política. Ao ser questionado sobre compor a bancada governista ou de oposição, ele garantiu ser da base do governador Ronaldo Caiado (UB).

Aos 40 anos, José Barbosa da Silva, o Zé da Imperial, assume o cargo de deputado como primeiro suplente do deputado Iso Moreira. Juntos, eles compuseram a chapa do DEM, PTC, PMB e PSC, durante as eleições de 2018. Na ocasião, o recém-empossado era filiado ao PSC e obteve 17.823 votos. 

Na chapa de correligionários, incluem-se, atualmente, os nomes de outros seis deputados: Amilton Filho, Charles Bento, Francisco Oliveira, Henrique Arantes, Lucas Calil e Thiago Albernaz.

Próximas deliberações

Uma apresentação à Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) está entre as matérias que podem ser votadas nas sessões da próxima semana. Caso entre na pauta de deliberações plenárias, a propositura será apreciada em fase única de votação. 

Dois projetos da Governadoria, referentes a convênios de ICMS, se encontram em igual situação e também estão aptos a serem apreciados. A pauta traz, ainda, o processo nº 1989/19, encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). A matéria trata da prestação de contas anual do órgão, referente ao ano de 2018.

Já dentre os processos de autoria parlamentar, o destaque pode ficar com o projeto de lei nº 0901/22, de autoria do presidente da Alego, o deputado Lissauer Vieira (PSD). A matéria, em fase de votação definitiva, tem por objetivo promover o avanço do sistema de cooperativas no âmbito do estado de Goiás. 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA