Geral
Daniel Vilela visita obras de tratamento de água em Caldas Novas
Construção vai duplicar capacidade de abastecimento de água do município, que recebe mais de 5 milhões de turistas por ano
Caldas Novas tem cerca de 98 mil habitantes, mas, durante temporada de férias e feriados, a população sofre um salto: são quase 5 milhões de turistas por ano, vindos de todos os lugares do Brasil. Para dar conta dessa demanda, está sendo construída uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caldas Novas. Nesta quarta-feira (24/01), o vice-governador do estado de Goiás, Daniel Vilela, visitou as obras, que já estão 80% concluídas.
“É uma obra muito importante para o desenvolvimento, para a infraestrutura da cidade, uma obra que já estava demandada pelo crescimento populacional ao longo dos últimos anos e que o prefeito Kleber Marra, com muita responsabilidade, oferece essa condição a toda a população de Caldas Novas. Essa obra está possibilitando novos investimentos, a ampliação da cidade e, naturalmente, a solução de um problema vivido por muitas famílias”, afirmou Daniel Vilela.
O prefeito de Caldas Novas explicou que a municipalização da água foi promovida há 28 anos, durante gestão do governador Maguito Vilela, pai de Daniel. Ele ainda frisou que, atualmente, “Daniel anda de mãos com Ronaldo Caiado, ajudando a colocar o estado de Goiás no progresso, e consequentemente Caldas Novas no futuro”. Segundo ele, “a nova ETA está preparando a cidade para um crescimento imobiliário estimado daqui a 10 anos”.
Para o líder Legislativo Municipal, vereador Andrei Rocha, as obras atuais são fundamentais para o município. “Ao longo dos anos, Caldas Novas sofre com problemas variados provocados pelo crescimento desordenado. Trazer importantes obras é fundamental para que a cidade não perca oportunidades”.
Segundo o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Demae), Rafael Marra, o sistema da nova estação de tratamento é o mais moderno do país, por isso as obras estão avançando com rapidez. O município, que hoje trata 26 milhões de litros de água por dia, passará a tratar 52 milhões quando a nova estação ficar pronta, duplicando, portanto, a capacidade. A obra da nova estação de tratamento de água faz parte do programa Caldas Avança, que está com obras em andamento por toda a cidade.
Além das obras de infraestrutura, pavimentação e recapeamento, um dos focos do programa é a ampliação da capacidade de captação e tratamento de água no município. Neste ano, a Prefeitura de Caldas Novas já realizou a ligação da segunda adutora da cidade e entregou, no Jardim Prive, um reservatório capaz de armazenar 500 mil litros d’água, o que resolve o problema histórico de desabastecimento na região.
Rodovias
Durante a agenda em Caldas Novas, o vice-governador ainda destacou os investimentos que o Governo do Estado tem feito na infraestrutura viária. Para chegar e sair de Caldas Novas, a população e turistas terão, em breve, mais conforto, com a duplicação da rodovia GO-213, até Morrinhos, e da GO-139, até Piracanjuba. “É um investimento de R$ 400 milhões, que reforça o compromisso do governo de Ronaldo Caiado com a cidade”, destacou Daniel Vilela.
Foto: André Costa / Vice-Governadoria | Governo de Goiás