Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Curso de Escolta Tática para Servidores do Sistema Socioeducativo termina nesta quinta-feira, 28

Publicado

em


Curso de Escolta Tática para Servidores do Sistema Socioeducativo termina nesta quinta-feira, 28

27/01/2021 – Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Com objetivo de aprimorar técnicas de escolta, as atividades do primeiro ciclo do curso de Escolta Tática, ofertado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional do Sistema Socioeducativo, se encerra nesta quinta-feira, 28. A capacitação vem sendo aplicada Pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR), grupo de elite do Sistema Penal, aos servidores do Sistema Socioeducativo, oferecido a quatro turmas: duas em Palmas, uma em Araguaína e outra em Gurupi, somando cerca de 70 participantes.

Na capacitação, que está sendo desenvolvida em Araguaína para atender socioeducadores da região norte do Estado, estão sendo ministrados conhecimentos de boas práticas, embarque e desembarque no transporte e movimentação com veículos, aulas práticas de direção veicular, além de um estágio para as práticas dentro das unidades socioeducativas. 

O Superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gilberto Costa, fala sobre a expectativa existente quanto à capacitação dos profissionais da Socioeducação tocantinense ainda este ano. “Estamos organizando um organograma de cursos para o Sistema Socioeducativo do Estado do Tocantins, onde ofereceremos outros cursos operacionais, capacitando ainda mais os nossos servidores para o serviço nas unidades”, afirma.

Segundo a gerente da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional do Sistema Socioeducativo, Rute Andrade, o curso vem atendendo de forma efetiva todos os profissionais que se inscreveram. “A ação é produtiva, uma vez que estamos conseguindo concluir o que planejamos para todas regionais do Socioeducativo, com os mesmos instrutores e uma linguagem única para todos. Cabe ressaltar nossa gratidão aos profissionais do GIR, que se prontificaram à execução deste projeto, entregando o melhor no que diz respeito às técnicas de escolta tática”, completa a gerente.

De acordo com o cursista, Davi Borba, que atua como chefe de unidade na Unidade de Semiliberdade (USL), em Araguaína, “esse treinamento é de fundamental importância para nós todos. Queremos ter mais treinamentos como este, pois servirá para a segurança dos servidores e dos adolescentes. É importante que este tipo de capacitação aconteça sempre”, concluiu.

Parceria com o GIR

O Policial Penal e integrante do GIR, Victor Marcel Povoa Coelho, que atua como instrutor no curso, sintetiza o sentimento dos profissionais nesta capacitação. “Temos certeza que aqueles que fizeram o curso, sairão com outra visão para operar em suas atividades e que eles também estão aptos para ser multiplicadores de conhecimento. O GIR, liderado por nosso comandante, Cleiton Leite Freire Arantes e subcomandante, Wanderson Silva Veras, em congruência com os anseios da Superintendência de administração do Sistemas Penitenciário e Prisional, fica satisfeito em colaborar com o Sistema Socioeducativo. Somos coirmãos”, finalizou.

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA