Política

Cuidados com o coração

Publicado

em


Este sábado, 14 de agosto, é marcado pelo Dia do Cardiologista, uma data estabelecida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 2007, a fim de valorizar esse profissional e relembrar a importância da saúde do coração. As doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil. Segundo a SBC, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e aproximadamente 400 mil morrem, anualmente, em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no País. Desde ano passado, as doenças cardiovasculares têm causado ainda mais preocupação.

Um levantamento realizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-Brasil) e divulgado pela SBC aponta que houve aumento de quase 7% no número de óbitos por doenças cardiovasculares nos primeiros seis meses de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Foram mais de 140 mil mortes registradas contra mais de 150 mil no mesmo período desse ano. O número reforça ainda mais a importância da prevenção dessas doenças e do diagnóstico precoce.

Os casos podem ter sido agravados em razão da pandemia de covid-19. A médica cardiologista Juliana Tranjan Coragem ressalta a importância de as pessoas seguirem os tratamentos e fazerem o acompanhamento médico, mesmo durante a pandemia. “Principalmente no ano passado, percebemos que, com o receio de se contaminarem, pacientes portadores de doenças cardiovasculares, e de outras doenças agudas que necessitam de acompanhamento médico, negligenciaram a rotina de saúde, deixando de ir ao médico. Por causa disso, muitos pacientes têm chegado aos hospitais em situações mais graves e com quadros avançados das doenças coronarianas. De junho até agora, notamos um aumento na procura de atendimento médico, mas reforçamos a necessidade de fazer o acompanhamento e não negligenciar a saúde”, afirma a cardiologista.

Juliana pontua, ainda, que as pessoas que já tiveram a covid-19 devem procurar um especialista na área e fazer uma avaliação pós covid. “Isso porque o vírus pode acometer o coração, um acometimento tardio, como miocardite, que é a inflamação do músculo do coração. Em alguns casos, pode favorecer a formação de trombos, que são coágulos que se instalam na artéria do coração e, assim, provocar um infarto no paciente. A orientação é que se procure um cardiologista e faça avaliação. Se necessário, inicie a reabilitação cardiopulmonar no tratamento pós covid”, destaca.

A médica também diz que, independentemente da pandemia de covid-19, é muito importante que as pessoas cuidem da saúde do coração constantemente. Ela cita que alguns comportamentos são essenciais para se manter longe das doenças cardíacas. “É preciso seguir hábitos de vida saudáveis com boa alimentação, balanceada em frutas, verduras e hortaliças. Além disso, é necessário dar preferência para alimentos que não são processados, já que esses são ricos em gordura e em sódio, o que acaba prejudicando a saúde. A prática de atividade física também é essencial para manter o coração saudável. O exercício físico melhora o humor, o sono e as dores. Isso reflete diretamente na prevenção de doenças cardiovasculares. Recomendo, fortemente, que as pessoas durmam bem. Quem tem, frequentemente, noites ruins de sono, pode desenvolver alterações de pressão arterial e acabar se tornando uma pessoa hipertensa”, enfatiza Juliana.

A médica esclarece que a hipertensão é uma enfermidade com prevalência muito alta e que ela é um fator de risco para doença cardíaca, podendo provocar o infarto do miocárdio. “É preciso que o paciente hipertenso siga corretamente o tratamento, vá ao médico com frequência e faça o controle da doença para que não ocorra uma situação mais grave. Para aqueles que não foram diagnosticados com hipertensão, a nossa recomendação é que também faça um check-up e fique atento aos sinais. Mesmo pessoas novas podem desenvolver doenças cardíacas. Ao perceber qualquer sintoma, como dor no peito, por exemplo, procure um cardiologista. Prevenir é sempre a melhor saída”, finaliza a médica cardiologista.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile