Cultura
Crixás realiza tradicionais Cavalhadas no fim de semana
Neste fim de semana, nos dias 29 e 30 de junho, a partir das 14h, o município de Crixás sediará as tradicionais Cavalhadas, evento que ocorrerá no cavalhódromo local. Crixás é uma das 15 cidades que integram o Circuito das Cavalhadas, que em 2024 conta com um investimento de R$ 4 milhões do governo estadual.
As Cavalhadas em Crixás são realizadas desde 1882, influenciadas pela coroa portuguesa e pelas festas da Igreja Católica.
A encenação das batalhas foi interrompida por 30 anos, mas foi revitalizada na década de 1980 pelo casal Joaquim Maciel e Ana Carvalho, consolidando-se como uma das mais tradicionais de Goiás.
SIGNIFICADO CULTURAL
As Cavalhadas representam as batalhas históricas entre cristãos, identificados pelas vestimentas azuis, e mouros, que usam trajes vermelhos. Essa manifestação cultural é inspirada na obra “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, que narra as lutas do guerreiro cristão contra os sarracenos, de religião islâmica. No Brasil, há registros desse evento desde o século XVII, especialmente durante as festas do Divino nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ao final das batalhas encenadas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo.
Em Goiás, as Cavalhadas ocorrem há mais de 200 anos, sendo uma celebração que integra religiosidade, cultura e a valorização do patrimônio imaterial do estado. O evento também impulsiona o turismo e a economia das cidades participantes, contribuindo para a preservação da história, cultura e fé do povo goiano.
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar