Cultura

Crixás realiza tradicionais Cavalhadas no fim de semana

Publicado

em

Neste fim de semana, nos dias 29 e 30 de junho, a partir das 14h, o município de Crixás sediará as tradicionais Cavalhadas, evento que ocorrerá no cavalhódromo local. Crixás é uma das 15 cidades que integram o Circuito das Cavalhadas, que em 2024 conta com um investimento de R$ 4 milhões do governo estadual.

 

As Cavalhadas em Crixás são realizadas desde 1882, influenciadas pela coroa portuguesa e pelas festas da Igreja Católica.

 

A encenação das batalhas foi interrompida por 30 anos, mas foi revitalizada na década de 1980 pelo casal Joaquim Maciel e Ana Carvalho, consolidando-se como uma das mais tradicionais de Goiás.

 

SIGNIFICADO CULTURAL

 

As Cavalhadas representam as batalhas históricas entre cristãos, identificados pelas vestimentas azuis, e mouros, que usam trajes vermelhos. Essa manifestação cultural é inspirada na obra “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, que narra as lutas do guerreiro cristão contra os sarracenos, de religião islâmica. No Brasil, há registros desse evento desde o século XVII, especialmente durante as festas do Divino nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ao final das batalhas encenadas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo.

READ  Vetada proposta de proibição de cortes de água, energia e gás nos finais de semana e feriados

 

Em Goiás, as Cavalhadas ocorrem há mais de 200 anos, sendo uma celebração que integra religiosidade, cultura e a valorização do patrimônio imaterial do estado. O evento também impulsiona o turismo e a economia das cidades participantes, contribuindo para a preservação da história, cultura e fé do povo goiano.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA