ALEGO

Criado em Goiás o Dia Estadual dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis

Publicado

em

Com a publicação no Diário Oficial, fica instituído o dia 7 de junho como a data para homenagear os profissionais

 

Foi sancionada pela Governadoria a Lei Estadual nº 21.817, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT), que institui o Dia Estadual dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis. A matéria foi aprovada em dois turnos na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em fevereiro.

Com a publicação no Diário Oficial, fica instituído o dia 7 de junho como a data para homenagear, em Goiás, os profissionais que são responsáveis por 90% das reciclagens no estado. A data foi escolhida por ser o marco da união desses agentes ambientais, através da fundação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). 

Segundo a justificativa do projeto, esse processo, que envolve também a triagem, classificação, processamento e comercialização de materiais reutilizáveis, é responsável pela redução de danos ambientais ao diminuir os impactos da produção de resíduos sólidos e, desse modo, promove a sustentabilidade.

“Em Goiás, a vida real dos catadores de materiais recicláveis tem-se caracterizado pela luta por reconhecimento e valorização. Diante disso, entendemos que o Dia Estadual dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis é uma maneira de reconhecer e homenagear a persistência e o esforço desses agentes ambientais goianos”, pontua o petista.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile