Política

Coronel Adailton pleiteia estudo do turismo na rede escolar

Publicado

em


Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) projeto de lei nº 1610/22, de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB). O objetivo da proposta é inserir o turismo como área a ser observada e estudada desde a formação escolar, fazendo com que os destinos turísticos goianos sejam conhecidos por seu povo desde o início da sua formação escolar.

A matéria pretende transmitir, ainda, que aos estudantes sejam transmitidas noções sobre os valores culturais, artísticos, históricos e gastronômicos que integram essas regiões, objetivando fortalecer o trade turístico e ampliar as oportunidades profissionais nesta área.

Na justificativa da disposição, o deputado observa que são muitas as belezas culturais e naturais em todo o território goiano, pois a região do Planalto Central brasileiro possui grande quantidade de rios, cachoeiras, serras, chapadas, minerais preciosos e a riquíssima biodiversidade do Cerrado, além da bela história e cultura do interior do Brasil.

O deputado lembra que a Goiás Turismo dividiu o estado em dez regiões turísticas, sendo elas: Região do Vale do Araguaia; Região do Ouro e Cristais; Região das Águas Quentes; Região da Estrada de Ferro; Região Lagos do Paranaíba; Região Vale da Serra da Mesa; Região Pegadas no Cerrado; Região dos Negócios e Tradições; Região da Chapada dos Veadeiros; Região das Águas e Cavernas do Cerrado. Com essa divisão, lembra o legislador, são respeitadas as características e potencialidades de cada região.

“É bem diverso nosso patrimônio histórico, artístico, gastronômico e cultural, propiciando grandes oportunidades de trabalho e geração de renda para a população e, especialmente para os 79 municípios goianos inseridos no Mapa Oficial do Turismo em Goiás”, entende o deputado.

Esta atividade econômica tem mostrado cada vez mais sua importante relevância através da forte geração de renda e emprego. Em alguns locais, como é o caso da Região Turística das Águas Quentes, cerca de 30% dos empregos estão vinculados ao turismo.

“Goiás ocupa a oitava posição entre os estados brasileiros no ranking nacional de empreendimentos cadastrados no sistema de turismo do Ministério do Turismo, o que demonstra a relevância deste setor econômico dentro do estado”, afirma Adailton.

O parlametnar reforça que as potencialidades do turismo como motor da economia e como uma grande área repleta de oportunidades profissionais fazem com que sua importância seja reconhecida desde o momento em que se realiza a formação do cidadão goiano. 

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação a proposta foi apensada ao processo 2022000967, de teor semelhante.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile