Política

Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor se reúne amanhã, sob o comando do deputado Amilton Filho

Publicado

em

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC) do Poder Legislativo de Goiás se reúne nesta terça-feira, 10. Sob o comando do deputado Amilton Filho (MDB), o encontro híbrido será às 13h30, na sala das comissões, do Palácio Maguito Vilela, com 18 processos para apreciação: 12 habilitados à votação e seis aptos à distribuição. A população em geral e imprensa podem acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), por meio do site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Uma das proposituras que merecem destaque é a de nº 4576/19, que visa a proibição dos mecanismos de ligações insistentes (over ou power dialing) pelas empresas, com o intuito de cobrança ou outro contato com o consumidor. De autoria do deputado Paulo Trabalho (PL), o projeto está apto à votação com parecer favorável.  

Trabalho salienta que, embora o sistema utilizado seja bastante polêmico, “a verdade é que cada vez mais empresas adotam essa técnica, sem se preocupar com o aborrecimento causado aos consumidores, os quais recebem várias ligações mudas na mesma semana ou até no mesmo dia”, reclama. Ao justificar a importância da matéria, Paulo reitera que mesmo com a possibilidade de bloqueio, os telefonemas persistem, pois a rotatividade dos números que realizam as chamadas é alta.

Votação 

Processo nº 4455/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Assegura ao consumidor a informação, em tempo real, pelas operadoras de telefonia móvel, sobre a redução de velocidade de conexão à internet móvel, na forma em que menciona. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro. 

Processo nº 4576/19 – Deputado Paulo Trabalho – Proíbe os mecanismos de ligações insistentes (over ou power dialing) pelas empresas com o intuito de cobrança ou outro contato com o consumidor. Relatado pelo deputado Cairo Salim. 

Processo nº 1239/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Veda a diferenciação no atendimento médico que especifica e dá outras providências. Relatado pelo deputado Cairo Salim.

Processo nº 1828/20 – Deputado Gustavo Sebba – Proíbe a afixação de cartazes, eximindo de responsabilidade, os proprietários de estabelecimentos privados. Relatado pelo deputado Cairo Salim.

Processo nº 2356/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre a obrigatoriedade de emissão de nota técnica contendo informações sobre telas e redes de proteção instaladas. Relatado pelo deputado Cairo Salim.

Processo nº 2651/20 – Deputado Talles Barreto – Obriga os estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios a disporem em local específico, à disposição do consumidor, placa de identificação com destaque dos produtos produzidos em Goiás. Relatado pelo deputado Cairo Salim. 

Processo nº 2805/20 – Deputado Henrique Arantes – Dispõe sobre a interrupção de serviços essenciais durante o período de quarentena da covid-19. Relatado pelo deputado Cairo Salim. 

Processo nº 3492/20 – Ex-deputado Vinícius Cirqueira – Proíbe a prática de fidelização nos contratos de consumo. Relatado pelo deputado Cairo Salim.  

Processo nº 3841/21 – Deputado Wagner Camargo Neto – Dispõe sobre a emissão de aviso de corte de energia elétrica aos inadimplentes. Relatado pelo deputado Coronel Adailton. 

Processo nº 6065/21 – Deputado Julio Pina – Inclui os cartões de crédito e débito como meio de pagamento de tarifas de pedágios em rodovias estaduais. Relatado pelo deputado Coronel Adailton. 

Processo nº 4520/21 – Ex-deputado Vinícius Cirqueira – Assegura o direito de privacidade aos usuários do serviço de telefonia, em Goiás, no que tange ao recebimento de ofertas de comercialização de produtos ou serviços por via telefônica e dá outras providências. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Processo nº 5162/21 – Ex-deputado Humberto Aidar – Obriga as concessionárias de telefonia fixa, celular e de TV por assinatura a enviarem para o e-mail do cliente ou aplicativo de mensagem, independente de solicitação, o histórico e/ou gravação das conversas com a atendente via telefone ou por meio do serviço de atendimento via internet, na forma que menciona, em Goiás. Relatado pelo deputado Paulo Trabalho. 

Distribuídos

Processo nº 3545/20 – Deputado Bruno Peixoto – Obriga lanchonetes, bares e restaurantes disponibilizarem cardápio de forma digital. 

Processo nº 5879/21 – Deputado Talles Barreto – Proíbe os planos de saúde a limitarem consultas e atendimentos médicos, sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicoterapia no tratamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Processo nº 6908/21 – Deputado Bruno Peixoto – Institui normas sobre a apreensão de bens e mercadorias de pessoas físicas ou jurídicas atuantes no mercado de transporte   e comércio irregular de combustíveis.

Processo nº 7004/21 – Deputado Charles Bento – Cria o aplicativo “Agora é Lei em Goiás”.

Processo nº 7797/21 – Deputado Cláudio Meirelles – Obriga as concessionárias de energia elétrica publicar nas faturas mensais dos consumidores, informação sobre o direito de ressarcimento por eventuais prejuízos causados aos consumidores por falha no fornecimento de energia elétrica. 

Processo nº 9240/21 – Deputado Amilton Filho – Assegura ao consumidor contratante de serviço público direito de incluir o nome de seu cônjuge como adicional na fatura de consumo.  

Processo nº 1081/22 – Deputado Bruno Peixoto – Dispõe sobre o direito à informação aos consumidores participantes de Associação de Proteção Patrimonial. 

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile