Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Comissão de Constituição, Justiça e Redação, presidida por Dr. Antonio, analisa 15 matérias em reunião nesta 3ª-feira, 31

Publicado

em

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação do Poder Legislativo (CCJ) se reuniu na tarde desta terça-feira, 30, para a última reunião ordinária do mês de maio. Durante o encontro, foram colocados em apreciação 14 projetos de lei, todos de iniciativa parlamentar, e um veto da Governadoria. Do total, 12 iniciativas receberam aval para seguirem à apreciação pelo Plenário e duas foram rejeitadas pelo colegiado. O veto foi derrubado pela CCJ.

Entre as matérias aprovadas, destacam-se proposições do deputado Coronel Adailton (PRTB) em prol da valorização dos símbolos de Goiás. Trata-se do reconhecimento do pastelinho de Goiás (processo nº 1945/22) e da Procissão do Fogaréu (processo nº 1960/22) como patrimônio cultural e imaterial goiano. Presente na reunião, o parlamentar, que é presidente da Comissão de Turismo da Alego, agradeceu aos colegas pelo apoio aos projetos.

“É uma iguaria saborosa e uma importante festa que ainda não possuíam o devido mérito formal. A Procissão do Fogaréu existe há 277 anos e ainda não era considerada patrimônio goiano, é inacreditável. Esse reconhecimento da cultura é, consequentemente, também a valorização do povo goiano”, afirmou.

A CCJ rejeitou a garantia de direitos para entregadores e motoristas que prestam serviços para empresas de aplicativos proposta pela deputada Adriana Accorsi (PT). A iniciativa nº 9475/21 foi relatada por Amilton Filho (MDB) com parecer pela rejeição, o qual foi aceito pelo colegiado. A propositura visava, entre outras medidas, obrigar as empresas de aplicativo a contratar seguro contra acidentes e por doença contagiosa, em benefício dos trabalhadores.

O processo 5653/21, veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 52, de 29 de abril de 2021, que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essencial, foi rejeitado pela CCJ.  O Executivo justificou o veto com a afirmação da proposta ser inconstitucional.  

Demais projetos analisados na reunião desta terça-feira, 31

Matérias aprovadas pela CCJ

Processo nº 5887/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Dispõe sobre a criação do Sistema Estadual de Trilhas Ecológicas, denominado Caminhos do Planalto Central Goiás. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 7003/21 – Deputado Cláudio Meirelles – Fixa em zero a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), incidente sobre o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Relatado para aprovação pelos deputados Amilton Filho e Francisco Oliveira.

Processo nº 7911/21 – Deputado Chico KGL – Altera as leis n° 13.898, de 24 de julho de 2001, n° 12.313, de 28 de março de 1994 e n° 19.257, de 13 de abril de 2016, para conceder a gratuidade do transporte público às pessoas portadoras de hemoglobinopatias ou doença falciforme. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 1279/22 – Deputado Talles Barreto – Altera a Lei n° 18.673, de 21 de novembro de 2014, que dispõe sobre os serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 1575/22 – Deputada Lêda Borges – Dispõe sobre o fornecimento gratuito de fraldas descartáveis para idosos portadores de deficiência. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 1578/22 – Deputada Lêda Borges – Institui a Semana de Incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral. Relator deputado Talles Barreto.

Processo nº 1579/22 – Deputado Antônio Gomide – Institui o “Goiás sem Desmatamento”, que estabelece a obrigatoriedade da veiculação institucional informando o percentual de desmatamento em Goiás e a importância da preservação do ecossistema. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 1710/22 – Deputado Bruno Peixoto – Disciplina a utilização do colar de proteção e blindagem adequada quando da realização de exames nos quais ocorra a emissão de radiação. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 1959/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa do Milho de Aragoiânia. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro.

Processo nº 1964/22 – Deputada Lêda Borges – Declara de utilidade pública a Associação de Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Paraíso, com sede no município de Alto Paraíso de Goiás. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Matéria rejeitada pela CCJ

Processo nº 1245/22 – Deputado Lêda Borges – Estabelece medidas para a ampliação de procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS-GO). Relatado pelo deputado Amilton Filho pela rejeição.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA