Search
Close this search box.

Geral

Com Lucas do Vale no comando, Frente Parlamentar do Agronegócio e da Infraestrutura é instalada

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) formalizou, na manhã desta segunda-feira, 14, na sala das comissões, a instalação da Frente Parlamentar do Agronegócio e da Infraestrutura (FPAgroInfra) durante a sua primeira reunião oficial, presidida pelo deputado Lucas do Vale (MDB).

A instalação da FPAgroInfra dá início a um conjunto de ações planejadas para o segundo semestre de 2023. Durante a reunião, foram votados e apreciados o regimento e o plano de trabalho para este período.

Visão e Objetivos

O coordenador apresentou o plano de trabalho com foco em três pilares: infraestrutura, inovação e diálogo. A proposta visa aprimorar a logística, impulsionar tecnologias no campo, fortalecer a relação com segmentos relevantes do agronegócio, além de afirmar o papel de Goiás como protagonista no cenário do agronegócio nacional.

Os objetivos do colegiado, conforme o regimento, incluem a promoção de diálogos com setores do agronegócio, o fomento de políticas públicas para a agricultura familiar e o agronegócio goiano, desenhar o cenário ideal para a infraestrutura de Goiás e oferecer subsídios ao processo legislativo com informações detalhadas sobre os sistemas de transporte estaduais.

Cronograma de ações

A programação planejada para os próximos meses inclui:

Setembro: Diálogo com representantes do modal aeronáutico e agricultura familiar.

Outubro: Diálogo com representantes do modal ferroviário e setor sucroenergético.

Novembro: Diálogo com representantes do modal hidroviário e cadeia produtiva da soja.

Dezembro: Diálogo sobre AgroTechs e LogTechs.

Composição do Colegiado

A Frente Parlamentar é composta pelos seguintes membros:

Lucas do Vale, presidente; Alessandro Moreira (PP), Antônio Gomide (PT), Gustavo Sebba (PSDB), Issy Quinan (MDB), Jamil Calife (PP), Lineu Olimpio (MDB), Renato de Castro (UB), Rosângela Rezende (Agir) e Virmondes Cruvinel (UB).

Em seu discurso durante a apreciação e votação do regimento e do plano de trabalho, Lucas do Vale destacou a importância do agronegócio e da infraestrutura para a economia de Goiás. “Agradeço pela oportunidade de coordenar a Frente Parlamentar do Agronegócio e da Infraestrutura e aproveito para convocar a todos para fazermos desse espaço uma ferramenta para potencializar o setor que sustenta a economia”, disse o parlamentar.

Ele ressaltou que o agronegócio é referência em sustentabilidade e alimenta o mundo, e que não há como falar do agro sem discutir infraestrutura. “É um dos principais gargalos para o ganho de competitividade econômica, por isso, é importante conseguir viabilizar o escoamento de produção”, apontou Lucas do Vale.

A FPAgroInfra se coloca como um passo relevante na promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável e ao crescimento econômico do setor agropecuário de Goiás. A expectativa é que, por meio do trabalho conjunto dos parlamentares e da sociedade, a frente contribua para a consolidação de um futuro mais próspero e equilibrado para o Estado.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA