Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Com apoio do Governo do Tocantins, indígenas da ilha do Bananal assinam projetos para implementar bovinocultura

Publicado

em


Com apoio do Governo do Tocantins, indígenas da ilha do Bananal assinam projetos para implementar bovinocultura

17/03/2021 – Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins

Com a finalidade de incentivar as famílias indígenas da Ilha do Bananal na implantação do próprio sistema de produção de pecuária, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), tem dado suporte na elaboração do projeto para que estas famílias tenham acesso à linha de créditos e assim, implementem a atividade. Nessa terça-feira, 16, cinco famílias assinaram o projeto, que prevê a aquisição de 20 vacas e um reprodutor.

Os projetos são elaborados pela equipe técnica do órgão rural e resultam do Mutirão do Agrocrédito realizado na região da Ilha do Bananal, em agosto do ano passado. A iniciativa tem por finalidade levar propostas de obtenção de recursos financeiros por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimento, com a finalidade de custear e investir nas suas atividades agropecuárias, atendendo as necessidades destas famílias em relação a alimentação e geração de renda.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves explicou que o próximo passo, após as assinaturas, será o protocolo dos projetos no agente financeiro, o Banco da Amazônia na agência de Paraíso do Tocantins, para análise e contratação, com posterior liberação de recursos para aquisição dos animais conforme previsto nos projetos.

“Os cinco projetos somam um investimento de R$ 280 mil, para que estas famílias possam iniciar ou ampliar uma atividade produtiva sustentável, e assim estruturar os processos de emancipação econômica e a independência dos arrendamentos de áreas para criação de bovinos pelos produtores fora da Ilha do Bananal”, explicou Marco Aurélio Gonçalves.

“Este foi o primeiro passo para o desdobramento de um estudo e elaboração de metodologias específicas para criação de bovinos em área indígena. A intenção é caminhar para a consolidação da atividade e, assim, podermos ampliar, gradualmente, entre as famílias indígenas beneficiadas e também a outras que serão integradas ao projeto”, completou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural.

O cacique Javaé, da Aldeia Boto Velho, Wagner Mairea Javaé, pretende ampliar a atividade e afirmou estar otimista com a proposta e todo o apoio dado pelo governo do Tocantins por meio do Ruraltins. “Estou satisfeito com a parceria do Ruraltins e vamos procurar desenvolver um bom trabalho para futuramente ampliar nossa produção”, afirmou.

O Mutirão do Agrocrédito voltado às comunidades indígenas é uma iniciativa do Governo do Tocantins, desenvolvida pelo Ruraltins com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

Edição: Thâmara Cruvinel

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA