Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

CCJ analisa 11 processos nesta terça-feira. Foi aprovada proposta de incentivo à constrição de cisternas na zona rural

Publicado

em


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) apreciou 11 projetos durante a reunião híbrida desta terça-feira, 19. Deste pacote, foram aprovadas quatro matérias de iniciativa parlamentar com parecer favorável e uma com parecer contrário dos relatores. Ainda foram aprovados quatro vetos da Governadoria e duas proposituras sofreram pedidos de vista. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do colegiado, deputado Humberto Aidar (MDB).

Dentre as matérias aprovadas com parecer favorável, destaque para o projeto de lei nº 6916/21, assinado pelo deputado Bruno Peixoto (MDB), que institui a Política Estadual de Incentivo e Apoio à Construção de Cisternas nas Propriedades Rurais de Goiás. A propositura relatada pelo deputado Wilde Cambão (PSD) tem como objetivo principal o aproveitamento das águas pluviais pelos proprietários rurais de Goiás. “Trata-se, portanto, de um projeto abrangente e de grande efetividade, com logística complexa e impactos significativos para a capacitação e mobilização dos proprietários rurais”, justifica o autor.

Já o processo nº 2443/20, também de autoria do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto, recebeu parecer contrário do deputado Wilde Cambão, relator da matéria. A proposta versa sobre o processo de adoção e utilização de livros didáticos e/ou apostilas no ensino fundamental e médio nas redes públicas e privadas de Goiás. Com a rejeição do relator, o processo será arquivado.

Entre os vetos oriundos da Governadoria, vale realçar o projeto de lei de nº 4618/20, que veta integralmente o autógrafo de lei nº 100, de 2 de setembro de 2020. Trata-se de proposição do deputado Paulo Cezar Martins (MDB), que prevê a implantação do Livro de Ordem, em Goiás, no que tange à licitação, fiscalização e execução de obras públicas, no âmbito estadual das administrações direta ou indireta. Em sua justificativa, o governador Ronaldo Caiado (DEM), coloca que o tema já se encontra regulamentado no âmbito competente, que é o das entidades públicas de fiscalização do exercício de atividades profissionais, com a aprovação da Resolução nº 1094, de 31 de outubro de 2017, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). “Há que se ressaltar, ainda, que a competência para legislar sobre condições para o exercício de profissões é privativa da União, conforme o artigo 22, inciso XVI, da Constituição Federal, o que macula a propositura de inconstitucionalidade formal orgânica”.

O projeto de lei nº 5569/19, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (DC), teve a votação prejudicada com o pedido de vista do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto. A propositura estabelece medidas de coleta de óleos e gorduras de uso culinário, de forma a minimizar os impactos ambientais e, em contrapartida, fornecer descontos tarifários nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A matéria recebeu parecer favorável do relator, deputado Antônio Gomide (PT).

Outras matérias aprovadas com parecer favorável

Processo nº 7921/21 Deputado Humberto Aidar e outros – Concede Título de Cidadania a Leonardo Euler de Moraes. Relatada pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 6974/21 – Deputado Maycllyn Carreiro – Denomina Viaduto Sérgio Hipolito Machado, localizado na GO- 060, no trecho que dá acesso ao Setor Vera Cruz, na zona urbana do município de Trindade. Relatado pelo deputado Charles Bento. 

Processo nº 5916/21 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública a Associação Brasileira de Regularização Fundiária Urbana (Abrareurb), com sede no município de Goiânia. Relatado pelo deputado Dr. Antonio. 

Demais processos com parecer pela manutenção do veto

Processo nº 7511/21 – Veto parcial ao autógrafo de nº 143, de 25 de agosto de 2021, de autoria do deputado Wilde Cambão, que institui a Semana Estadual do Educador. Relatado pelo deputado Charles Bento.

Processo nº 7510/21 – Veto parcial ao autógrafo de nº 137, de 19 de agosto de 2021, de autoria do deputado Karlos Cabral, que institui o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias em Goiás. Relatado pelo deputado Charles Bento.

Processo nº 7678/21 – Veto integral ao autógrafo de nº 161, de 8 de setembro de 2021, de autoria do deputado estadual Antônio Gomide (PT). Trata-se do processo nº 5287, aprovado por 26 votos a zero, que dá denominação de Campus Professor Nelson de Abreu Júnior ao campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), localizado em Anápolis.

Demais matérias com pedidos de vista

Processo nº 6905/21 – Deputado Coronel Adailton – Altera a Lei n° 11.416, de 5 de fevereiro de 1991, a fim de atualizar o Estatuto dos Bombeiros Militares do Estado. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA