Nacional

Câmara aprova projeto que prevê prisão de até 5 anos para quem destruir vacinas

Publicado

em


Destruição de vacina pode dar até 5 anos de reclusão
neca/Oxford (Crédito:
Destruição de vacina pode dar até 5 anos de reclusão

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11) um projeto que determina a destruição de vacinas como crime previsto no Código Penal, com multa e prisão de um até cinco anos.

De autoria dos deputados Mário Negromonte Jr (PP-BA) e Luizão Goulart (Republicanos-PR), o texto foi aprovado em votação simbólica, e agora segue para avaliação do Senado.

O projeto insere um parágrafo dentro do item dano qualificado no artigo 163 do Código Penal, que dispõe sobre destruição, inutilização ou deterioração de coisa alheia.

O item prevê pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa, se a coisa destruída, inutilizada ou deteriorada for vacina, insumo ou qualquer outro bem destinado ao enfrentamento de emergência de saúde pública.

Segundo Marco Bertaiolli (PSD-SP), relator do projeto, é “inaceitável”  a destruição de vacina, insumo ou qualquer outro bem destinado à preservação da vida e da saúde da população. 

A regra não se aplica apenas a casos envolvendo vacinas contra a Covid-19; segundo o deputado, pois “passada a sua duração [da pandemia], não seria mais possível tratar com o mesmo rigor a conduta daqueles que perpetrassem o mesmo ato envolvendo o enfrentamento de outras hipóteses de emergência de saúde pública”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile