Política

Caiado entrega viaturas e equipamentos aos Bombeiros e celebra chegada de novos integrantes

Publicado

em

Soldados e cadetes passarão por curso de formação, conhecido por sua rigorosa preparação com gama de disciplinas, desde combate a incêndios, resgate em áreas de difícil acesso até atendimento pré-hospitalar

Ronaldo Caiado em visita aos Bombeiros:“Vocês criaram uma escola de como realmente ter uma prestação de serviço de qualidade à sociedade”

Ronaldo Caiado em visita aos Bombeiros:“Vocês criaram uma escola de como realmente ter uma prestação de serviço de qualidade à sociedade”

Os 250 novos alunos, soldados e cadetes, do Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar (CAEBM) foram recebidos pelo governador Ronaldo Caiado, na manhã desta quarta-feira (25/10). Eles integram o grupo dos 612 aprovados em concurso público realizado em 2022. Na solenidade de recepção, Caiado entregou três viaturas e 137 equipamentos de proteção respiratória, totalizando R$ 1,3 milhão em investimento. A perspectiva é que todos os novatos integrem os quadros da corporação entre janeiro e fevereiro de 2024.

“Quando recebi o governo, tínhamos talvez pouco mais de 2 mil bombeiros militares em uma tropa que precisava de ser reoxigenada pelos anos e anos de trabalho”, disse o governador. “Estamos inserindo mais de 600 novos bombeiros militares. Veja bem a relevância de acrescer 30% de pessoas que estão sendo muito bem treinadas, para poder atender toda a demanda da população e exigências também nos municípios, dos empresários, de salvar vidas, de antecipar acidentes.”

READ  Data celebra uma das principais ferramentas da educação e da cultura no Brasil e no mundo

Em seu discurso, o governador exaltou valores da corporação, como a coragem, determinação, solidariedade, especialmente durante a pandemia, e frisou que se Goiás chega a este patamar de referência nacional em segurança pública, parcela importante deve-se ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. “Vocês criaram uma escola de como realmente ter uma prestação de serviço de qualidade à sociedade. São nossos bombeiros que realmente garantem esse desenvolvimento de Goiás e a proteção à vida.”

No curso de formação, que teve início em setembro, os alunos são preparados para enfrentar situações de emergência e salvar vidas em nome da comunidade. Conhecido por sua rigorosa preparação, abrange uma ampla gama de disciplinas, desde combate a incêndios e resgate em áreas de difícil acesso até atendimento pré-hospitalar. Os alunos passam ainda por treinamentos físicos, simulações realistas e aulas de conhecimentos teóricos, tudo com o objetivo de capacitá-los a enfrentar as complexidades da profissão.

Já os aprovados no concurso de 2º Tenente Médico e Odontólogo e Soldados Músicos deram início, neste mês de outubro, ao estágio de adaptação. Ao todo são 52 novos integrantes na corporação nessas funções. Junto com esses novos soldados, o Corpo de Bombeiros está comprometido em manter a segurança e proteger vidas dos goianos.

READ  No Pequeno Expediente, Major Araújo parabeniza os novos patrulheiros táticos da CPE

No ato, Caiado recebeu a réplica de um braçal, símbolo de liderança entre os alunos, aquele que guia seu pelotão. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), coronel Washington Luiz Vaz Júnior, afirmou que a corporação no Brasil vive um momento singular. “Estou na oitava reunião com os comandantes gerais do Brasil e ninguém tem expandido como Goiás na corporação. O senhor teve uma visão de entender que a corporação do bombeiro não diminui em nenhuma das outras instituições”, relatou.

Nova cor
A ocasião também marcou a apresentação do novo fardamento operacional da corporação. Além do fardamento caqui, usado no dia-a-dia do bombeiro militar, o CBMGO introduz no rol de uniformes o fardamento especial laranja, que é uma convenção nacional em operações de desastres no país. O laranja, cor oficial do salvamento, é altamente visìvel e permite fácil identificação da equipe no campo de operações, sejam em desastres, alagamentos, soterramentos ou incêndios em vegetação.

Fotos: Wesley Costa / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Propaganda

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA