Geral
Caiado defende proteção de propriedades rurais em encontro da Frente Parlamentar da Agropecuária
O evento reuniu autoridades para discutir temas como segurança no campo e marco temporal de terras indígenas
O governador Ronaldo Caiado defendeu a proteção das propriedades rurais durante encontro realizado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília. “É inadmissível que se coloque em risco um segmento que traz condições de equilíbrio fiscal para o país e ao mesmo tempo oportunidades de emprego e avanços”, afirmou o chefe do Executivo goiano.
O encontro da FPA é motivado pela onda de invasões de terra, que ocorre em várias regiões do país. A ação é liderada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desde o início do mês, em uma ação batizada de ‘Abril Vermelho’. “Cabe ao governador e às forças de segurança manterem a paz no campo. Em Goiás, não temos invasão de terras”, disse Caiado.
No Estado, somente em 2022, foram registradas 32 tentativas de invasão a propriedades, contra 16 neste ano, todas sem sucesso e encerradas de forma pacífica. A efetividade foi atribuída pelo governador ao Batalhão Rural da Polícia Militar, criado em 2019, que além de mapear as propriedades rurais, atua na prevenção de diversos crimes, como furtos e roubos. Em diversas ocorrências, como ocorreu em Hidrolândia, em março passado, a tentativa foi impedida apenas com diálogo.
Marco temporal
Caiado foi um dos convidados da reunião, que contou ainda com a presença dos governadores do Paraná, Ratinho Júnior, e de Mato Grosso, Mauro Mendes. Na pauta, além das invasões de terra, os convidados também discutiram a retomada do julgamento do marco temporal, ação que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) e debate a demarcação de terras indígenas.
“São estados que correspondem com grande parcela da produção agrícola nacional e que precisam ter governadores comprometidos com a segurança jurídica e com os produtores”, afirmou o deputado federal Pedro Lupion (PR), presidente da FPA. “O governador Caiado é um ruralista”, completou ao exaltar a contribuição do governador de Goiás para o desenvolvimento da frente parlamentar que defende o produtor rural brasileiro.
“É muito importante que haja esse diálogo, temos de levar paz ao campo. Não podemos deixar que o trabalhador que está na área rural tenha sua casa assaltada, seu trator roubado ”, ressaltou o governador do Paraná, Ratinho Júnior. O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou que o agronegócio é um importante setor da economia brasileira e precisa ser defendido. “É a atividade econômica com a cadeia produtiva mais longa e abrangente do nosso país”.
-
Geral6 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5897
-
Saúde6 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Geral6 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5899
-
Geral3 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
-
Edição Digital3 dias atrás
Edição 5901
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar