Política

Bruno Peixoto defende criação de delegacia especializada no atendimento à vítima de crimes raciais

Publicado

em


O Legislativo goiano analisa proposição que visa criar, na estrutura organizacional da Delegacia-Geral da Polícia Civil (DGPC), a Delegacia Estadual Especializada no Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Deacri).  O líder do Governo na Casa, deputado Bruno Peixoto (MDB), é o autor da matéria, que se encontra protocolada sob o nº 7563/21.

De acordo com o projeto, a Deacri será sediada, preferencialmente, no anexo da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC) e, enquanto acolhida nesse espaço, funcionará, também, como Delegacia Escola. O texto esclarece, ainda, que ela terá circunscrição estadual e subordinação direta à Superintendência de Polícia Judiciária (SPJ).

Na justificativa da matéria, o propositor esclarece que o processo não tem impacto financeiro. “Uma vez que os recursos necessários à alocação da unidade policial, assim como o efetivo a ser distribuído para o seu funcionamento, serão os que já estão disponíveis na instituição que, inclusive, já compõem o Grupo Especializado no Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância”, frisa Bruno Peixoto.

Ainda conforme justificativa da proposição assinada pelo emedebista, o objetivo da iniciativa é aprimorar a apuração penal e torná-la mais eficiente e eficaz, fundamentando-se no interesse público e na conveniência administrativa. 

O projeto está, nesse momento, em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aguardando o parecer do relator Amilton Filho (Solidariedade). Se o parlamentar for pela constitucionalidade da matéria e o colegiado der seu aval positivo, ela seguirá para duas fases de votação pelo Plenário. Se aprovada, a propositura seguirá para sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile