Cidades

BRT Norte-Sul começa a operar neste sábado

Publicado

em

Foto: Jucimar de Sousa

O BRT Norte-Sul começa a operar em Goiânia neste sábado, 31, com as primeiras viagens previstas para às 4h30 da manhã.O sistema oferece cinco linhas exclusivas que atravessam a capital em um percurso de 29,6 km. As novas rotas ligarão o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, ao Parque Atheneu, passando por importantes pontos de conexão como Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque. Além disso, o corredor BRT integrará 121 linhas continuadas do transporte público da capital.

A definição dos últimos detalhes para o início do serviço foi feita em uma reunião realizada na quinta-feira (22/8), entre representantes da Prefeitura e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O Bus Rapid Transit (BRT), conhecido por operar em corredores exclusivos e proporcionar maior velocidade, visa reduzir o tempo de deslocamento e aumentar o conforto das viagens.

O sistema BRT Norte-Sul contará com as seguintes linhas: NS 1 (T. Veiga Jardim – T. Paulo Garcia), NS 2 (T. Veiga Jardim – T. Paulo Garcia – Semi-expresso), NS 3 (Atheneu – T. Paulo Garcia), NS 4 (T. Recanto do Bosque – Praça Cívica) e NS 5 (T. Recanto do Bosque – T. Paulo Garcia).

Tarcísio Abreu, ex-presidente da CMTC e consultor para a implantação do sistema, explica que as linhas foram planejadas para atender as áreas com maior demanda. “O Novo Planejamento Operacional (NPO) da Nova RMTC possibilitou uma reavaliação detalhada dos trajetos dos passageiros, resultando na definição das linhas do BRT Norte-Sul”, afirma.

Murilo Ulhôa, atual presidente da CMTC, ressalta o significado histórico da inauguração. “Estamos empenhados para garantir que o BRT comece a operar no dia 31 de agosto. Esta inauguração será um marco para Goiânia, uma cidade que esperava por essa melhoria há muito tempo”, conclui.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile