Turismo

Brasília sedia principal feira de camping e motorhomes do país

Publicado

em

Foto: Fábio Rodrigues

Mais de 25 mil pessoas devem ao Parque da Cidade

Até amanhã (19), Brasília sedia a mais importante feira de campismo e caravanismo do Brasil. Mais de 70 expositores que participam da 6ª Preview Expo Motorhome exibem de veículos transformados em verdadeiras casas ambulantes (os chamados motorhomes) a trailers e produtos especialmente projetados para aumentar a segurança e o conforto de quem transformou o ato de viajar em um estilo de vida.

É o caso do aposentado Moacir Antônio Feiten, 65 anos. Acostumado desde garoto a viajar para pescar, o paranaense alimentou o gosto pela estrada ao começar a trabalhar como caminhoneiro. Anos depois, ao mudar de profissão e se casar com Clory Fátima Feiten, o futuro economista ganhou uma companheira de aventuras que não hesitava em forrar o piso de uma kombi com um colchão para passar os finais de semana visitando lugares próximos sem gastar com hospedagem.

“Trabalhávamos muito, mas era comum sairmos de casa às sextas-feiras à tarde e só retornarmos no domingo à noite”, contou Feiten à Agência Brasil, horas antes de proferir uma palestra para interessados em saber como dar os primeiros passos no mundo do campismo e do caravanismo.

“Nos anos 1990, descobrimos o mundo dos motorhomes e passamos a sonhar com um. Até que, quando completei 42 anos, a Clory me intimou dizendo que não iríamos esperar ficar velhos e nos aposentarmos para termos o nosso”, acrescentou Feiten.

“Como eu já tinha apreendido que a vida é de muito trabalho, mas não só, decidimos apostar. Juntamos nossas economias e compramos um primeiro modelo, simples. Só que depois que experimenta, é mais fácil a pessoa largar a cachaça do que os motorhomes”, brincou Feiten, contando que sua atual “casa volante”, a sexta do casal, ficou pronta um mês antes dele ser internado e entubado devido às complicações da covid-19, em março de 2021.

READ  Sudoeste ganha feira rural aos sábados

“Tínhamos acabado de receber este nosso motorhome, que é fruto de décadas de trabalho conjunto e a concretização de um sonho pouco a pouco transformado em realidade. Passei 35 dias internado. Depois, precisei de meses de terapia intensiva para conseguir voltar a caminhar. Durante todo este tempo, amigos que fizemos por todo o país, graças ao motorhome, se mobilizaram, rezaram pela minha melhora, enviaram mensagens. Até que, em agosto [do ano passado], eu estava forte o suficiente para estrearmos nossa casa e fizemos nossa primeira viagem com este novo motorhome”, celebrou o aposentado, que afirma já ter visitado quase toda a América do Sul e boa parte do Brasil junto com a esposa.

“Óbvio que não é algo barato, mas também não é algo inacessível, elitista, como muitos imaginam. Até porque, nos últimos anos, com a maior procura e algumas mudanças legais, surgiram muitos fabricantes de motorhomes por todo o país. E a pessoa interessada pode começar com algo que caiba no seu bolso, adquirindo um modelo usado ou equipando um veículo apenas com aquilo que julgar essencial. É como adquirir um imóvel: há de quitinetes a mansões e, normalmente, poucos começam por uma cobertura”, comparou Feite, que já presidiu o Grupo dos Estradeiros do Paraná, criado em 1990 para incentivar o campismo e o caravanismo. Ele garante que, tanto a infraestrutura nacional vem melhorando, como mais gente tem se interessado pela comodidade de viajar levando consigo sua própria casa.

READ  Com apoio da prefeitura, Goiânia sedia 23º Campeonato de Voleibol Master Feminino Damas de Diamante, que começa na próxima terça-feira (07/06)

Atrações

Além do casal Feiten, outros 13 palestrantes foram convidados a participar da 6ª Preview Expo Motorhome. Entre eles, o biólogo e apresentador Richard Rasmussen, que, neste sábado à tarde, vai falar sobre ecoturismo no Brasil.

Segundo o presidente da Expo Motorhome, Alexandre Boff, a expectativa é levar entre 25 mil e 30 mil pessoas ao Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, no centro de Brasília, difundindo as novidades do setor e buscando atrair novos adeptos.

“Nosso objetivo é divulgar nosso modo de vida para pessoas que não tiveram oportunidade de conhecer as vantagens do campismo e do caravanismo. Além do mais, este é um setor pujante da economia, um mercado muito amplo que ainda tem muito o que crescer”, explicou Boff, destacando a participação de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no evento e a atuação do Ministério do Turismo para estruturar e promover o segmento.

Hoje (18), o público interessado pode visitar o evento das 14h às 21h. Amanhã (19), último dia da feira, os portões serão abertos às 10h. O valor do ingresso varia de R$ 30 a meia-entrada a R$ 60. Crianças de até 12 anos de idade não pagam. A programação de palestras está disponível na página do evento no Facebook.