Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Brasília Ambiental aprova o Plano de Manejo da Arie Cruls

Publicado

em


O Instituto Brasília Ambiental aprovou o Plano de Manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico – Arie Cruls. Trata-se de importante documento técnico que reúne um conjunto de informações sobre o regramento, orientações e diretrizes necessárias para o cumprimento dos objetivos da Unidade de Conservação.

Com a definição do Plano de Manejo ficam definidas as zonas de uso da unidade ambiental, que delimita, por exemplo, a área destinada à visitação, recreação e instalação de infraestrutura de lazer para o público e, também, o espaço ocupado por etnias indígenas com especial regulamentação da Fundação Nacional do Índio (Funai). Tudo isso de forma a garantir o uso sem prejuízos para a biodiversidade e a preservação ambiental.

“A publicação de mais um Plano de Manejo, para nós do Brasília Ambiental, sempre é uma grande conquista, uma vez que esse documento apresenta o diagnóstico da Unidade de Conservação apontando as ações possíveis e como a área deve ser gerida”, comemorou a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água, Rejane Pieratti.

Clique aqui e confira a Instrução Normativa que valida o Plano de Manejo da Arie Cruls.

Relevante

A Área de Relevante Interesse Ecológico Cruls foi criada pelo Decreto nº 29.651, de 28 de outubro de 2008. Localizada no Setor Noroeste, na Região Administrativa Plano Piloto – RA I, compõe o corredor ecológico de ligação do Parque Nacional com o Ribeirão Bananal e o Lago Paranoá.

A Arie Cruls tem, ainda, a  função de conservar uma área de infiltração das águas pluviais, a montante do Setor Noroeste, por meio da preservação da vegetação nativa, para evitar a sobrecarga das redes de drenagem do bairro, por influência das águas que poderiam ser escoadas dos 55 hectares atribuídos à unidade de conservação. Atualmente possui um território reservado ao Santuário Sagrado dos Pajés, por acordo firmado com a Comunidade Indígena.

* Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA