Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nacional

Bolsonaro monta estratégia para enfrentar CPI da Covid-19

Publicado

em


source
Bolsonaro monta estratégia para enfrentar CPI da Covid-19
Reprodução: iG Minas Gerais

Bolsonaro monta estratégia para enfrentar CPI da Covid-19

Com a expectativa da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 nesta terça-feira (13), o Presidente da República  Jair Bolsonaro (sem partido) já se prepara para o enfrentamento às investigações e assumiu, pessoalmente, a articulação política para blindar seu governo. As informações são do jornal A Folha de S.Paulo .

Na última segunda (12), Bolsonaro realizou uma série de ligações para senadores de partidos de direita e de centro para negociar uma ampliação no escopo da CPI, e assim incluir a investigação de governadores e prefeitos .

Com as dificuldades nesta estratégia , o presidente passou a escalar a sua ‘ linha de frente ‘ no enfrentamento a comissão. Jair já conta com o apoio de Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Progressistas e um dos mais importantes políticos do centrão.

Bolsonaro visa, também, incluir na CPI outros três nomes que defendem sua tese de ampliação da comissão: Soraya Thronicke (PSL-MS), Eduardo Girão (Podemos-Ceará) e Izalci Lucas (PSDB-DF). Isso porque a tendência que se formou é a de que a maioria dos integrantes seja de oposição a Bolsonaro, como Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

A estratégia do Planalto é se antecipar na reação. Por isso, integrantes do governo já preparam uma espécie de ‘ apostila ‘ com a prestação de contas do governo. O material será preparado pelos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga ; e das Comunicações, Fábio Faria .


A articulação do governo com o Senado não é das melhores. Um dos motivos que ajudam a entender essa dificuldade é que não há nenhum ministro senador no governo. Cinco deles são deputados federais . O que levou o Bolsonaro a comandar as tratativas pessoalmente com parlamentares.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA