Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Legislativo

Bebês de um ano e idosos 80+ podem ter atendimento preferencial entre prioritários

Publicado

em

O atendimento preferencial para bebês de até um ano e idosos acima dos 80 anos deve ser implementado no Brasil, defende relatório apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), por meio de substitutivo, em análise de projeto de lei que pretende implementar a medida.

O texto original do PL nº 5.815/2023, de autoria do senador Wilder Morais (PL-GO), previa atendimento preferencial para crianças de até três meses, mas a parlamentar brasiliense propôs estender para os 12 meses, com o argumento de que até esta idade o bebê ainda é imunologicamente vulnerável, o que justificaria a prioridade.

A ideia é que esse público seja prioritário mesmo entre os demais que já recebem tratamento especial, como pessoas com deficiência, crianças de outras idades e idosos acima dos 60 anos.

Atualmente, idosos, pessoas com deficiência física, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por crianças de colo e obesos devem ter prioridade no atendimento. O direito está garantido na Lei 10.048/2000.

“Gostaria de salientar o fato de que a ideia normativa nela contida torna a legislação pátria mais aderente à nossa realidade social. É fato que as pessoas com mais de sessenta anos de idade são, a cada dia, mais capazes e ativas, se comparadas com as de mesma idade há trinta ou, ainda mais, há sessenta anos”, diz a senadora.

A proposta é atualmente analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa e ainda não tem data para ser pautada.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA