Entretenimento

Atriz que interpretou Joana na primeira versão da novela “Renascer” se apresenta no Teatro Sesc Centro

Publicado

em

Nesta quinta-feira (8) acontece o espetáculo ‘Carangueja’, com a atriz carioca, Tereza Seiblitz, às 19h, no Teatro Sesc Centro. Os ingressos estão disponíveis no Sympla com valores a partir de R$11. A peça Carangueja fala da força criadora do planeta Terra. O manguezal, formação vegetal de grande biodiversidade situada na transição entre os ambientes terrestre, fluvial e marinho, é a imagem escolhida pelas artistas para falar do que está em permanente transformação. 

Com texto, idealização e atuação de Tereza Seiblitz, direção da atriz e da piauiense Fernanda Silva, o espetáculo apresenta uma mulher, que não sabemos de onde vem ou a que tempo pertence, ela é atravessada por múltiplas vozes que ouvimos, como se estivéssemos dentro de sua cabeça. As vozes falam de diferentes formas, por meio do corpo da mulher e vão desenhando pistas do que está acontecendo. A classificação indicativa para o público é de 12 anos.  

Em tempos de catástrofes ambientais e crises políticas e econômicas, tornou-se urgente para a atriz e autora falar da importância da preservação deste bioma, bem como de todas as outras formas de vida, hoje ameaçadas pelo comportamento humano. Carangueja fala da necessidade tomar para si a responsabilidade pela preservação e defesa deste bioma e a sua relação direta com a qualidade de vida sobre a Terra.

A experiência de Tereza Seiblitz com este bioma se deu pela primeira vez em 1993, durante as gravações da novela “Renascer”, da TV Globo, quando interpretou a icônica Joaninha, despertando na atriz e autora o desejo de compartilhar sua percepção de que o manguezal seria uma espécie de útero do mundo, um lugar onde a vida está em vertiginoso movimento de criação. 

O texto de Carangueja foi escrito por Tereza Seiblitz em 2015 sob a influência de leituras teóricas e literárias em sua graduação em Letras, na PUC-Rio. Numa oficina a atriz se perguntou: “Como seria Samuel Beckett escrevendo sob o sol do Equador e as marés do Piauí? Como seria a busca pelo fim da angústia de Sarah Kane se estivesse grávida e morasse nos trópicos? Como se poderia levar uma plateia de teatro a experimentar o contato com um manguezal?”. O dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989) e seus personagens de “lugar nenhum”, perdidos no tempo e no espaço, são fonte de inspiração para o nascimento desta andarilha, em cruzamento com a nossa brasilidade. A ideia é transportar o público do aqui-e-agora urbano ao ambiente selvagem de um manguezal. 

MAIS SOBRE TEREZA  

Tereza Seiblitz é atriz, nascida no Rio de Janeiro. Começou nos palcos pela dança. Trabalhou no teatro com textos de Shakespeare, Molière, Ibsen, Eurípedes, García Lorca, Goethe, Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina e Hilda Hilst, entre outros. Foi dirigida por Amir Haddad, Camilla Amado, Bernardo Jablonski, Orã Figueiredo e Cristina Flores.  

Entre seus principais trabalhos na TV Globo, está a catadora de caranguejos Joana, da novela Renascer, dirigida por Luiz Fernando Carvalho; a ambiciosa Gabriela Ême, da minissérie Hilda Furacão, dirigida por Wolf Maya; e a cigana Dara, da novela Explode Coração, dirigida por Dennis Carvalho.  

No cinema trabalhou Tizuka Yamasaki; passou um mês no Mali e em Burkina Faso com o artista griot Sotigui Kouyaté, da companhia do diretor inglês Peter Brook. Concluiu mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-Rio em 2019. 

SERVIÇO

Data: 8/8/24 

Horário: 19h 

Local: Teatro Sesc Centro – Rua 15 – Setor Central – Goiânia (GO)

Classificação: 12 anos 

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile