Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Entretenimento

Atriz que interpretou Joana na primeira versão da novela “Renascer” se apresenta no Teatro Sesc Centro

Publicado

em

Nesta quinta-feira (8) acontece o espetáculo ‘Carangueja’, com a atriz carioca, Tereza Seiblitz, às 19h, no Teatro Sesc Centro. Os ingressos estão disponíveis no Sympla com valores a partir de R$11. A peça Carangueja fala da força criadora do planeta Terra. O manguezal, formação vegetal de grande biodiversidade situada na transição entre os ambientes terrestre, fluvial e marinho, é a imagem escolhida pelas artistas para falar do que está em permanente transformação. 

Com texto, idealização e atuação de Tereza Seiblitz, direção da atriz e da piauiense Fernanda Silva, o espetáculo apresenta uma mulher, que não sabemos de onde vem ou a que tempo pertence, ela é atravessada por múltiplas vozes que ouvimos, como se estivéssemos dentro de sua cabeça. As vozes falam de diferentes formas, por meio do corpo da mulher e vão desenhando pistas do que está acontecendo. A classificação indicativa para o público é de 12 anos.  

Em tempos de catástrofes ambientais e crises políticas e econômicas, tornou-se urgente para a atriz e autora falar da importância da preservação deste bioma, bem como de todas as outras formas de vida, hoje ameaçadas pelo comportamento humano. Carangueja fala da necessidade tomar para si a responsabilidade pela preservação e defesa deste bioma e a sua relação direta com a qualidade de vida sobre a Terra.

A experiência de Tereza Seiblitz com este bioma se deu pela primeira vez em 1993, durante as gravações da novela “Renascer”, da TV Globo, quando interpretou a icônica Joaninha, despertando na atriz e autora o desejo de compartilhar sua percepção de que o manguezal seria uma espécie de útero do mundo, um lugar onde a vida está em vertiginoso movimento de criação. 

O texto de Carangueja foi escrito por Tereza Seiblitz em 2015 sob a influência de leituras teóricas e literárias em sua graduação em Letras, na PUC-Rio. Numa oficina a atriz se perguntou: “Como seria Samuel Beckett escrevendo sob o sol do Equador e as marés do Piauí? Como seria a busca pelo fim da angústia de Sarah Kane se estivesse grávida e morasse nos trópicos? Como se poderia levar uma plateia de teatro a experimentar o contato com um manguezal?”. O dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989) e seus personagens de “lugar nenhum”, perdidos no tempo e no espaço, são fonte de inspiração para o nascimento desta andarilha, em cruzamento com a nossa brasilidade. A ideia é transportar o público do aqui-e-agora urbano ao ambiente selvagem de um manguezal. 

MAIS SOBRE TEREZA  

Tereza Seiblitz é atriz, nascida no Rio de Janeiro. Começou nos palcos pela dança. Trabalhou no teatro com textos de Shakespeare, Molière, Ibsen, Eurípedes, García Lorca, Goethe, Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina e Hilda Hilst, entre outros. Foi dirigida por Amir Haddad, Camilla Amado, Bernardo Jablonski, Orã Figueiredo e Cristina Flores.  

Entre seus principais trabalhos na TV Globo, está a catadora de caranguejos Joana, da novela Renascer, dirigida por Luiz Fernando Carvalho; a ambiciosa Gabriela Ême, da minissérie Hilda Furacão, dirigida por Wolf Maya; e a cigana Dara, da novela Explode Coração, dirigida por Dennis Carvalho.  

No cinema trabalhou Tizuka Yamasaki; passou um mês no Mali e em Burkina Faso com o artista griot Sotigui Kouyaté, da companhia do diretor inglês Peter Brook. Concluiu mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-Rio em 2019. 

SERVIÇO

Data: 8/8/24 

Horário: 19h 

Local: Teatro Sesc Centro – Rua 15 – Setor Central – Goiânia (GO)

Classificação: 12 anos 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA