Inovação é aposta para o futuro
As empresas que estão dando seus primeiros passos dentro desse cenário, já “nascem” com propostas de serviços e produtos inovadores, oferecendo novas experiências aos clientes e se destacando no mercado. Já organizações que estão inseridas há anos no mercado precisam se reinventar e estarem atentas às mudanças lançadas por novos negócios. Pois, o legado de uma empresa não deve ser visto como um empecilho à modernização, mas como um diferencial, pois ele mostra como uma empresa tem impactado, positivamente, a sociedade.
As mudanças trazidas pela Indústria 4.0 têm colocado um novo desafio para as empresas e o foco do momento são as transformações tecnológicas, que acontecem de forma rápida, com grande volume de dados, além do alcance, cada vez maior, do número de pessoas. Essas modificações têm ocorrido com um impacto tão significativo, que não é possível mais afirmar que terão começo, meio e fim. Pelo contrário, serão permanentes.
As empresas que estão dando seus primeiros passos dentro desse cenário, já “nascem” com propostas de serviços e produtos inovadores, oferecendo novas experiências aos clientes e se destacando no mercado. Já organizações que estão inseridas há anos no mercado precisam se reinventar e estarem atentas às mudanças lançadas por novos negócios. Pois, o legado de uma empresa não deve ser visto como um empecilho à modernização, mas como um diferencial, pois ele mostra como uma empresa tem impactado, positivamente, a sociedade.
A empresa Xerox, por exemplo, surgiu no mercado como fabricante de papéis fotográficos e se tornou tão famosa a ponto de eternizar seu nome no dicionário como termo para fotocópias. A Haloid Photographic Company foi fundada em 1906 e apenas em 1959 se transformou na gigante que é até hoje. O agente transformador foi a sua primeira máquina de fotocópia, a Xerox 914. O sucesso do produto foi tão grande que, em 1961, ela passou a adotar o nome Xerox Corporation. O fator que contribuiu para que a organização alcançasse esse patamar foi sua conexão com as inovações e transformações tecnológicas.
Porém, além de se adaptar as revoluções tecnológicas, é preciso saber identificar barreiras que atrapalham os processos inovadores dentro do ambiente corporativo, e isso é o primeiro passo rumo à implementação de estratégias que impedem a organização de evoluir nesse quesito. Além disso, a disponibilidade e o interesse em investir em práticas que demandam o uso das tecnologias reforça que as empresas estão caminhando para atender as demandas por inovação, mostrando como o legado tende a se adaptar à essa nova era.
Uma pesquisa, feita pela Dell Technologies, em parceria com a Intel e a consultoria Vanson Bourne, em 2018, apontou as expectativas dos empresários brasileiros, em relação à transformação digital, nos próximos cinco anos. Na visão deles, a regulamentação ou mudança nas leis (33%), a privacidade e a segurança dos dados (31%), o excesso de informações (30%), a fraca governança e condições de estrutura digital (26%), além da falta de habilidades e conhecimentos internos (24%) são os principais desafios. No entanto, na tentativa de driblar esses obstáculos, entre outras ações, 67% dizem usar tecnologias digitais para impulsionar a criação de novos produtos e serviços.
Por isso, estimular o fortalecimento do ecossistema de inovação em Goiás é uma das formas de se promover o desenvolvimento econômico e social, o que impulsa o legado já existente no Estado, e isso reflete diretamente no aumento da competitividade nacional e também com mercados externos. Para ajudar as empresas nesse processo, a Amcham-GO organiza treinamentos, eventos, palestras e promove encontros entre executivos, como é o caso do CEO Fórum 2019. O objetivo do evento é criar e estimular conexões, compartilhar ideias, exemplos e inspirar pessoas e negócios.
Anessa Caparelli, coordenadora regional
da Amcham Goiânia