Câmara Municipal de Goiânia

Aprovado projeto que institui política de prevenção à violência contra educadores

Publicado

em

De acordo com Léia Klebia, a ideia do projeto surgiu com o aumento do número de casos de violência por parte de estudantes e professores

 

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou ontem, 28, o projeto 177/2019, de autoria da vereadora Léia Klebia (Podemos), que institui na capital a política de prevenção à violência contra os educadores do magistério público (PPVEM) e cria o disque denúncia. A matéria tem como objetivo estimular a reflexão acerca da violência física e moral cometida contra professores, no exercício de suas atividades acadêmicas e educacionais. 

Além disso, o projeto prevê a implementação de medidas preventivas, cautelares e punitivas para o caso de risco de violência, que vão de campanhas educativas ao afastamento temporário ou definitivo do aluno infrator, dependendo da gravidade de suas ações. O aluno também poderá ser transferido para outra escola. Já o professor terá direito a licença temporária enquanto perdurar o potencial de ameaça, sem perda de seus vencimentos.

De acordo com a vereadora, a ideia do projeto surgiu com o aumento do número de casos de violência por parte de estudantes e professores. Ela citou levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), envolvendo mais de 100 mil professores e diretores de escolas do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio. Segundo a pesquisa, no Brasil, 12,5% dos educadores foram vítimas de agressões verbais ou intimidações por parte dos alunos pelo menos uma vez por semana. 

Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados, que obtiveram média de 3,4%. O projeto foi aprovado um dia após a morte de Elisabete Tenreiro, de 71 anos, professora da Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, esfaqueada por um aluno dentro da sala de aula. Outras três educadoras e um aluno ficaram feridos. A matéria segue agora para análise do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile