Goiás

Ampliada parceria para trabalho de presos em parques de Goiânia

Publicado

em


A Polícia Penal de Goiás e a Prefeitura de Goiânia renovaram, nesta quarta-feira, dia 10/03, a parceria no Projeto Recuperando Pessoas e Parques, que visa promover a ressocialização de custodiados do regime aberto e semiaberto do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia e região metropolitana através do emprego.   

Na ocasião também foram anunciados novos benefícios para os detentos que trabalham fazendo limpeza, manutenção e conservação de parques e outros espaços públicos de Goiânia ou em postos administrativos. Além do salário mínimo pago a eles, a prefeitura também fornecerá vale transporte, vale refeição e outros benefícios operacionais.  

O número de vagas também foi ampliado. Segundo a Central de Acompanhamento e Formação (CAF) da Dgap, hoje 172 presos estão empregados pela prefeitura, principalmente na Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Agora serão 300 presos trabalhando por meio deste projeto.   

O Recuperando Pessoas e Parques funcionava como convênio. Agora ele funcionará como o Termo de Cooperação Técnica entre a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap) e a Prefeitura de Goiânia. Durante a solenidade, o diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Franz Rasmussen, e o prefeito de Goiânia, Rogério da Cruz, assinaram o termo, que consolidará esta parceria por mais cinco anos.  

READ  Prefeitura de Goiânia organiza programação especial para Dia das Crianças no Mutirama, com inauguração de Cine 4D

As novidades no Projeto Recuperando Pessoas e Parques são sustentadas pelos resultados positivos desta iniciativa. O índice de reincidência criminal entre os custodiados que participam do projeto é de 13%, um dos mais baixos do país, já que, segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a reincidência nacional de presos que participam de projetos de ressocialização gira em torno de 60 a 70%.   

Para o diretor-Geral, tenente-coronel Franz Rasmussen, esta parceria é mais uma ação da Polícia Penal de Goiás para garantir a expansão das atividades de reintegração social dos detentos, criando oportunidades de trabalho e renda.

“Estamos cumprindo aqui uma determinação do governador Ronaldo Caiado ao ampliar vagas de emprego para os presos. Nossa expectativa é lançar esse projeto nas principais comarcas de Goiás abrindo aproximadamente duas mil vagas dentro deste programa”, disse o diretor-Geral. Para viabilizar estas parcerias, a Polícia Penal de Goiás iniciará um o diálogo com as prefeituras dos 30 maiores municípios do Estado.  

Polícia Penal de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA