Águas Lindas amplia reflorestamento com plantio de 2 mil mudas nativas 

Águas Lindas amplia reflorestamento com plantio de 2 mil mudas nativas 

A Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME) recebe a 6ª edição da Virada Ambiental. O projeto foi lançado nesta quarta-feira (27) em Águas Lindas de Goiás, a quarta cidade do Entorno a iniciar o plantio de duas mil mudas.

A iniciativa prevê o plantio de mais de 15 mil mudas de árvores em toda a região, com espécies nativas do Cerrado e frutíferas, envolvendo estudantes, moradores e líderes comunitários.

A Virada Ambiental é conduzida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com prefeituras, o Governo de Goiás e entidades como Emater, Saneago e a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF). Desde 2019, o programa já contabiliza mais de 1,5 milhão de mudas plantadas em 17 estados brasileiros e em países como Chile e Portugal.

O prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, celebrou os resultados da iniciativa e destacou o impacto local: “Recuperamos nossas nascentes com esse trabalho. Nossa meta agora é alcançar 10 mil mudas plantadas nos próximos meses”.

Além de Águas Lindas, outros municípios do Entorno, como Novo Gama, Cocalzinho de Goiás e Padre Bernardo, também aderiram ao plantio. Pela primeira vez, os 13 municípios da RME estão engajados no programa.

A secretária do Entorno, Caroline Fleury, reforçou a importância do projeto diante dos desafios ambientais da região, que enfrenta altos índices de poluição do ar: “O Entorno, com sua expansão urbana e industrialização aceleradas, precisa de ações integradas como essa. Cada muda plantada é um passo para revertermos essa rota”.