Educação abre período de solicitação de vaga
A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) deu início, nesta segunda-feira (11), à campanha de matrícula para o primeiro semestre de 2025 na rede estadual de ensino. Com o prazo para solicitações aberto até 1º de dezembro, a iniciativa visa facilitar o ingresso de novos alunos e garantir mais acesso à educação de qualidade no estado.
Durante o lançamento, o governador Ronaldo Caiado enfatizou a importância de matricular os filhos nas escolas públicas estaduais, reforçando o compromisso com a formação de referência para o Brasil. “Estamos pedindo aos pais que matriculem seus filhos nas escolas da rede estadual, pois aqui fazemos de tudo para que eles sejam, amanhã, uma referência para o Brasil”, destacou Caiado.
COMO REALIZAR A MATRÍCULA
Para se inscrever, os responsáveis devem acessar o site www.matricula.go.gov.br, preencher o formulário online e escolher até três opções de escolas. As vagas disponíveis atendem aos anos finais do ensino fundamental, todo o ensino médio e também o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além disso, a Seduc trouxe como novidade para 2025 a expansão das vagas em tempo integral, com mais 15 mil oportunidades, e no ensino técnico profissionalizante, que contará com 25 mil novas vagas. Caiado destacou a excelência da educação pública no estado: “Goiás é o primeiro lugar no ensino médio do país e é o primeiro lugar, dividindo com o Espírito Santo, no ensino profissionalizante”.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E OPÇÕES DE ESCOLHA
Para solicitar a matrícula, é necessário ter as seguintes informações:
Nome completo do estudante e da mãe
Data de nascimento
CPF do estudante
Curso, série e turno desejados
Endereço residencial
Escolas de preferência (até três)
Telefone para contato
A secretária da Educação, Fátima Gavioli, assegurou que há vagas para todos os interessados: “Temos vagas para todos que solicitarem. Esse é um compromisso do Governo de Goiás. Nós damos três opções na hora da solicitação e, em uma das unidades, o aluno será atendido”.
ESTRUTURA E BENEFÍCIOS
As escolas da rede estadual de Goiás foram modernizadas, com lousas digitais e laboratórios móveis de informática. Além disso, todos os estudantes recebem gratuitamente uniforme, tênis, mochila e kits de materiais escolares. Em 2025, os alunos do 2º ano do ensino médio também terão acesso a chromebooks, seguindo a oferta já existente para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
Como incentivo adicional, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio recebem o cartão Bolsa Estudo, que repassa R$ 111,92 por mês (em dez parcelas anuais). Para manter o benefício, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e média bimestral igual ou superior a 6,0.