Novembro terá chuvas e calor em excesso em algumas regiões do país
O mês de novembro começou com previsão de chuvas acima da média para grande parte do Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima e partes do Amazonas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Rio Grande do Sul deve ter precipitações dentro da média, com algumas áreas acima dela.
Já em regiões do Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, sudoeste do Mato Grosso do Sul e parte do Mato Grosso, as chuvas devem ficar próximas ou abaixo da média. Essa condição pode impactar o plantio de soja no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com menor umidade no solo.
Por outro lado, as chuvas mais regulares no Centro-Oeste e Sudeste devem favorecer o plantio da primeira safra, enquanto no Sul, as chuvas próximas da média e a boa umidade no solo beneficiarão as culturas de inverno e o desenvolvimento da safra 2024/2025.
Em termos de temperatura, o Inmet indica que grande parte do país terá temperaturas acima da média. No Norte e Nordeste, o calor será intenso, com médias superando os 28°C. Em contraste, regiões do leste do Sudeste e do Sul poderão ter temperaturas próximas ou abaixo da média devido à frequência de chuvas.