Agrodefesa apreende 880 kg de queijo ralado impróprio para consumo
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e a Polícia Militar realizaram, nesta quinta-feira (10/10), uma fiscalização em uma fábrica de queijos ralados em Anápolis, resultando na apreensão de 880 quilos de produtos impróprios para o consumo.
Durante a operação, os fiscais e policiais identificaram diversas irregularidades, incluindo:
- Queijos sem comprovação de origem legal;
- Manipulação de produtos em um ambiente inadequado em termos de estrutura e higiene;
- Adição de sal para alimentação animal na salmoura dos queijos;
- Fraude com a adição de amido modificado ao produto;
- Uso de rótulos falsificados, incluindo um carimbo de inspeção falso com número de outra indústria e endereço incorreto.
Os produtos apreendidos foram descartados no aterro municipal de Anápolis. O responsável pela fábrica foi levado à Polícia Civil para responder criminalmente, e uma multa de R$ 10 mil foi aplicada, uma vez que o empresário já havia sido autuado anteriormente.
O coordenador da Unidade Regional Rio das Antas da Agrodefesa, Marcelo Sales, ressalta a importância dessas fiscalizações para garantir que produtos de baixa qualidade não cheguem à mesa da população.
“Esses itens podem representar riscos à saúde, pois são fabricados sem seguir os critérios higiênico-sanitários adequados. No caso de Anápolis, a fiscalização foi motivada por uma denúncia recebida pelo telefone 0800-646-112. É fundamental que a população colabore com a Agrodefesa e reporte casos como este ao órgão responsável pela fiscalização”, afirma.