Hospital Estadual Águas Lindas reforça a importância do Setembro Amarelo para pacientes e colaboradores

Hospital Estadual Águas Lindas reforça a importância do Setembro Amarelo para pacientes e colaboradores

A Comissão de Humanização do Hospital Estadual Águas Lindas Ronaldo Ramos Caiado Filho (Heal) elaborou uma campanha de combate ao suicídio, que inclui palestras instrutivas, dinâmicas de grupo e orientações sobre onde buscar ajuda. Um cartaz foi colocado na entrada do hospital, incentivando cada pessoa a escrever uma palavra de apoio, contribuindo para tornar o dia de alguém mais feliz.

A importância do diálogo aberto foi ressaltada pela comissão de humanização, que comentou que a melhor maneira de prevenir o suicídio é por meio de discussões que abordem o tema, além de uma atenção cuidadosa aos fatores de risco e sinais de alerta. "Primeiramente, os transtornos mentais são um fator importante, pois estudos indicam que quase todas as pessoas que cometem suicídio apresentam pelo menos um transtorno psiquiátrico, como depressão, transtorno bipolar ou dependência de substâncias, sejam lícitas ou ilícitas", revelou.

Além disso, o histórico pessoal e social desempenha um papel significativo; viver em ambientes hostis ou ter um histórico de tentativas de suicídio aumenta a vulnerabilidade. Outro ponto a ser observado são os comentários de desespero, pois frases que revelam desamparo, como “eu desejaria não ter nascido” ou “ninguém vai sentir minha falta”, frequentemente representam pedidos de ajuda e não devem ser ignoradas.

Fatores estressores, como separação conjugal, migração ou luto, também podem impactar significativamente a saúde mental e contribuir para o risco de suicídio. Reconhecer esses sinais e promover um ambiente de diálogo pode ser essencial para salvar vidas.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de promover a valorização da vida. A cor da campanha foi adotada devido à história de Mike Emme, um jovem americano de apenas 17 anos que, em 1994, tirou a própria vida em seu Mustang amarelo. No Brasil, desde 2003, o dia 10 de setembro é reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O SUS oferece atendimento gratuito à população nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Valorização da Vida (CVV) – Telefone: 188, e em qualquer Unidade de Saúde (UBS).

Durante a ação no Heal, foram atendidos aproximadamente 200 colaboradores do hospital e em torno de 300 pacientes.