Polícia Federal deflagra operação contra desvio de recursos públicos
A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União, iniciou nesta quarta-feira (4) a Operação Ypervoli, focada em desmantelar um esquema criminoso que atua na fraude a licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro nas cidades ao redor do Distrito Federal.
A operação conta com a participação de mais de 100 policiais federais e dez servidores da Controladoria-Geral da União, que estão cumprindo 27 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e oito mandados de medidas cautelares diversas da prisão, todos emitidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
As investigações revelaram indícios de fraude em mais de 100 contratos, com valores superiores a R$ 65 milhões. A auditoria conduzida pela Controladoria-Geral da União e as diligências da Polícia Federal identificaram irregularidades no processo licitatório, comprometendo sua competitividade.
Além disso, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o afastamento do prefeito do município investigado e proibiu novos contratos públicos com as pessoas físicas e jurídicas envolvidas. Os suspeitos enfrentam acusações de peculato, corrupção ativa e passiva, fraude a licitação, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.