Brasil tem mais de 632 mil crianças em fila de espera por creche
Um estudo recente revela que 632.763 crianças aguardam por vagas em creches públicas em todo o Brasil. O levantamento, realizado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil), mostra que quase metade dos municípios brasileiros (44%) enfrenta fila de espera para a matrícula na educação infantil.
A pesquisa, que contou com a participação de todos os 5.569 municípios e o Distrito Federal, apontou que a principal razão para a espera é a falta de vagas, especialmente em creches, que atendem crianças de até 3 anos. Além disso, fatores como a distância das instituições e a falta de transporte adequado contribuem para a dificuldade de acesso.
O levantamento também destacou as dificuldades na oferta de vagas na pré-escola. Cerca de 78.237 crianças de 4 a 5 anos não frequentam esta etapa de ensino, e a falta de vagas é uma das principais razões apontadas pelos municípios.
Diante desse cenário, o Ministério da Educação (MEC) anunciou planos para expandir a oferta de vagas e melhorar a qualidade do ensino infantil. Entre as iniciativas, estão a construção de 2,5 mil novas creches e pré-escolas até 2026, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a conclusão de obras paralisadas da educação básica.
Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule, ressalta a urgência de um plano de ação que priorize a universalização da pré-escola e a expansão das vagas de creche. "É essencial garantir que todas as crianças tenham acesso à educação infantil de qualidade, para reduzir as desigualdades sociais e promover o desenvolvimento integral", afirmou.