Tempo seco exige cuidados redobrados com a pele

Tempo seco exige cuidados redobrados com a pele

Com a baixa umidade do ar típica desta época do ano, muitas pessoas têm percebido um aumento no ressecamento da pele, o que pode levar a desconfortos, irritações e, em casos mais graves, até a infecções. A dermatologista Nayana Aveiro, do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), em Goiânia, alerta para os cuidados necessários para evitar esses problemas.

Segundo a especialista, o ressecamento da pele pode facilitar o surgimento de dermatites e infecções bacterianas, como o impetigo. “É crucial manter a pele bem hidratada, especialmente durante esse período de baixa umidade”, enfatiza.

Nesse período de baixa umidade do ar, Nayana recomenda o uso diário de hidratantes espessos e sem perfume. "Hidratantes com perfume geralmente contêm muitos aditivos e álcool, que podem mais irritar do que realmente hidratar a pele", explica. Ela também orienta que, após o banho, o hidratante seja aplicado enquanto a pele ainda estiver úmida, para melhorar a absorção do produto.

Apesar de os hidratantes com ureia serem amplamente acessíveis e eficazes, a dermatologista adverte que pessoas com pele sensível ou com dermatite devem ter cautela, pois esses produtos podem causar ardência.

CUIDADOS NO BANHO

Outro ponto importante destacado pela médica é evitar banhos muito quentes, que, em vez de hidratar, acabam removendo a camada protetora da pele, contribuindo para o ressecamento. “Banhos mornos e rápidos são a melhor opção, além de evitar o uso de buchas, especialmente as vegetais, que podem agredir ainda mais a pele”, recomenda.

Para quem tem pele oleosa, Nayana sugere o uso de hidratantes em gel e umidificadores de ar em casa, medidas que também beneficiam a respiração.

“Essas práticas não só beneficiam a pele, mas também a respiração”, enfatiza.

QUANDO PROCURAR UM DERMATOLOGISTA?

Mesmo seguindo essas orientações, se a pele continuar extremamente ressecada, causar desconforto ou apresentar coceiras persistentes, a dermatologista aconselha uma consulta com um especialista. “Um dermatologista pode fornecer recomendações personalizadas e tratamentos adequados para cada tipo de pele”, finaliza Nayana.