Criada semana que celebra Cultura dos povos Quilombolas
Foi anunciada pela primeira-dama Gracinha Caiado a criação da Semana de Celebração e Valorização da Cultura e da História das Comunidades Quilombolas. A nova data comemorativa, instituída pelo Decreto N° 10.510, de 26 de julho de 2024, será celebrada anualmente no mês de maio.
O objetivo principal da semana é promover e divulgar a cultura, as tradições e as contribuições das comunidades quilombolas para a sociedade goiana. A celebração contará com seminários, palestras, exposições e outras atividades culturais que destacarão as heranças quilombolas. A iniciativa também visa combater preconceitos e discriminações raciais e culturais, promovendo a igualdade e o respeito às diferenças.
Além das atividades culturais, a semana comemorativa abrirá espaço para que instituições de ensino públicas e privadas incluam em seus calendários escolares atividades educativas sobre a história e a cultura das comunidades quilombolas.
MAPEAMENTO
O Censo Demográfico 2022 revelou que Goiás possui 30.387 quilombolas, com Cavalcante sendo a terceira cidade do Brasil com maior proporção de moradores quilombolas, totalizando 57%. Em todo o país, há 1.327.802 quilombolas. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds-GO) identificou 82 comunidades em 48 municípios goianos.