Sandro Mabel anuncia Coronel Cláudia Lira como vice-prefeita
Sandro Mabel (União Brasil), pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, revelou sua escolha para a vaga de vice-prefeito: a tenente-coronel da Polícia Militar de Goiás, Cláudia Lira. A oficial, com 30 anos de serviço na polícia e vasta experiência em gestão de segurança pública, será responsável por liderar a Rede de Proteção à Mulher da capital, entre outras funções.
A apresentação foi feita na manhã desta segunda-feira (05) no diretório do União Brasil, onde Mabel esteve acompanhado pela pré-candidata, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, além de lideranças partidárias e pré-candidatos a vereadores.
Sandro Mabel expressou grande satisfação com a escolha de Cláudia Lira. "Ela é uma mulher extremamente competente, com ampla experiência em gestão e serviços prestados à população de Goiânia. Cláudia já demonstrou sua capacidade técnica e dedicação, e, além disso, é mulher e mãe. Queremos uma vice que não apenas preencha um cargo, mas que atue de maneira eficaz. Cláudia e minha esposa Karol liderarão a Rede de Proteção à Mulher. Estou confiante de que, juntos, faremos uma excelente administração”, afirmou Mabel.
Mabel detalhou que a Rede de Proteção que pretende implementar em Goiânia será composta por cinco eixos: saúde, educação, qualificação profissional, empreendedorismo e segurança. "Com o extenso currículo da Coronel Cláudia, incluindo experiência internacional, estou certo de que ela será fundamental na gestão municipal", acrescentou. "Formamos uma chapa forte e preparada para atender e acolher toda a população. A administração deve focar nas pessoas, e assim faremos”, concluiu.
A Coronel Cláudia Lira expressou sua alegria em se unir ao projeto de Mabel. "Estou entusiasmada por integrar esta equipe. Com meus 30 anos de experiência, quero utilizar meu conhecimento para contribuir com a cidade. Estou pronta para a gestão e para colaborar com Mabel nesta missão. Quando um militar recebe uma missão, dedica-se completamente para cumpri-la da melhor forma possível", destacou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, afirmou que a escolha da Coronel Cláudia foi feita após um final de semana de análise de pesquisas qualitativas e consultas às principais lideranças da base governista, incluindo o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). "Conheço a Coronel Cláudia e sei da sua seriedade, competência e lealdade. Ela está totalmente preparada para ser vice-prefeita de Goiânia", enfatizou. Peixoto destacou que a escolha foi consensual, sendo uma indicação tanto política quanto técnica.
Currículo
Aos 52 anos, a tenente-coronel Cláudia Lira é bacharel em Direito e a mais antiga entre as oficiais femininas da Polícia Militar de Goiás. Ela ingressou na corporação em 1994, com 21 anos, e, dois anos depois, iniciou e concluiu o curso superior de formação de oficiais. Foi a primeira colocada em todos os cursos de formação da PM-GO.
Atualmente, Cláudia Lira é subcomandante do Comando de Gestão e Finanças da PM-GO e professora na Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Além disso, atuou como diretora financeira da Fundação Tiradentes por 12 anos.
Durante seus 30 anos de carreira, atuou em diversas áreas da PM-GO, incluindo operações, especializações e administração, com destaque para o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), a implantação da rede Maria da Penha, colégios militares, assistência social e gestão de pessoas e finanças.