Toyota trabalha em baterias que aguentam 1,2 mil km e carregam em 10 minutos
- Segundo o site Inside EVs, a Toyota terá quatro tipos de bateria. Três delas terão novas tecnologias de eletrólito líquido e uma terá tecnologia de bateria em estado sólido;
- De acordo com a empresa, esses novos dispositivos vão suprir a demanda de 1,7 milhão de carros, entre os 3,5 milhões que a Toyota quer vender mundialmente até 2030;
- Ainda segundo o site, a marca dividiu as baterias de eletrólitos líquidos, o primeiro tipo, em três categorias: Performance, Popularização e Alto Desempenho;
- Esse tipo de dispositivo é o mais usado atualmente na indústria dos carros elétricos e a categorização da Toyota tem a ver com melhorias no sentido de maior densidade energética, preços competitivo e velocidade de carregamento.
Baterias tipo 1: Performance
No entanto, seu alcance é menor, com autonomia de 600 km, e demora cerca de 30 minutos para carregar. Essa bateria deve chegar entre 2026 e 2027. Baterias tipo 3: Alto Desempenho Já na bateria Alto Desempenho, a Toyota estima uma redução de 10% em relação ao modelo atual, com um carregamento em cerca de 20 min.
O diferencial dessa é a autonomia: ela pode chegar a 1 mil km. Essas devem chegar entre 2027 e 2028.
Já o quarto tipo de baterias, em estado sólido, ainda não tem economia definida, mas também deve proporcionar alcance de 1 mil a 1,2 mil km de autonomia. O chamativo de uma delas seria o tempo de carregamento: apenas 10 minutos. Essas devem chegar a partir de 2027, com algumas ainda sem data definida.